SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Hábitos alimentares saudáveis

29 de maio de 2019 • Fernanda Schmidt

Aconteceu no sábado, 18 de maio, um encontro sobre “Hábitos Alimentares Saudáveis” na Escola Municipal Ada Dedini Ometto, no Jardim Monumento.

O evento teve como norte uma série de palestras sobre a temática do nosso projeto anual “Curiosos por natureza” que envolve o meio ambiente e alimentação saudável, além da construção de uma horta na escola com o projeto intitulado: “Ecoescola – Consciência ambiental e alimentar – Horta na Escola”.

A abertura aconteceu com a apresentação das crianças com músicas sobre alimentação: Berçários “batucaram” a canção “Comer, comer”; Maternais, ao som do violão da professora Elda Maria M. de Sousa, encenaram “Pão, pão, pão” e os Jardins entoaram suas vozes ao tom de “Gostosuras Naturais”. Em seguida, o escriturário Rodrigo Amancio apresentou seus saberes sobre “Alimentação Saudável”, seguida da mãe Elena Castilha que discorreu sobre a planta Ora pro nobis, ressaltando seu valor proteico para quem adere a uma alimentação restrita de carnes. Algumas mudas foram distribuídas para quem teve interesse. Depois, a mãe Mayara Bueno e seu esposo Alexandre Peron falaram sobre compostagem, inclusive com a proposta de realizar uma na unidade escolar. Por fim, a culinarista Silvana R. P. Veregue (mãe da docente Beatriz Veregue) realizou uma oficina de bolo de alface e, por último, a professora Mariana L. F. de Campos ensinou a fazer leite vegetal de coco e com os resíduos, a alternativa foi uma deliciosa cocada. O encerramento se deu com a degustação destas maravilhas ensinadas no dia.

A proposta do evento e do tema do projeto se deu em decorrência de alguns casos na unidade de crianças com restrições alimentares, como intolerância à lactose e ovo, assim como ao glúten. A equipe pensou em alternativas saudáveis para o consumo alimentar, incluindo tais crianças, além de uma conscientização sobre hábitos alimentares saudáveis, que inclusive é uma das funções da escola, ou seja, contribuir com a qualidade de vida das crianças e da sociedade para além dos muros escolares.

Segundo a diretora Vanessa Pupo, a equipe escolar e a comunidade encarou como positiva a ideia do evento e a interação em um dia de sábado, onde os pais que trabalham puderam participar desta interação. Alguns pais relataram que as crianças gostaram muito de vir para a escola neste dia, encontrar seus amigos e os adultos, de terem a oportunidade de aprenderem um pouco mais sobre um tema tão importante na vida de todos nós.

Fotos: Fernanda Schmidt

‹ voltar