Governo Municipal instala piso tátil em escolas municipais

1 de março de 2016 • André Cruz

Medida auxiliará alunos com deficiência visual e baixa visão

Para facilitar o deslocamento das crianças com deficiência visual e baixa visão durante a permanência na escola onde estudam, o prefeito Gabriel Ferrato aprovou o pacote de serviços para assentamento de piso tátil em seis unidades escolares. O investimento é de R$ 257.850,93 e a mão-de-obra é realizada pela Gregório Construtora.

O piso será colocado nas áreas interna e externa das unidades, em espaços como da entrada principal do prédio à secretaria, do pátio à quadra poliesportiva, do corredor principal até às salas de aula, nos corredores que dão acesso aos banheiros, do refeitório às salas de aula, entre outros.

Existem dois tipos de piso tátil. O piso de alerta, como o próprio nome diz, é utilizado para alertar possíveis obstáculos no percurso. Já o piso direcional serve para guiar e é formado por linhas contínuas que apontam a direção certa para onde seguir.

Ambos os pisos táteis devem seguir as normas brasileiras regulamentadoras de Nº 9050, que são específicas para a utilização, instalação e fabricação de materiais para acessibilidade.

Foto: Fernanda Schmidt

DSC_4041

O serviço, já em fase de conclusão, está sendo executado nas escolas municipais Professor Santo Granúzzio, Professora Vilma Leone Dal Pogetto, Professor Joao Batsta Nogueira, Professor Andre Franco Montoro, Professor Irineu Umberto Packer e Professor Euclides Buzetto.

DSC_4045

DSC_4035