.: Google for Education: servidores da Educação seguem com capacitação até novembro

1 de março de 2023 • Ygor Oliveira

Autor: Texto: Thiago Marquezin / SME – Fotos: Fábio Lisboa / SME

1.200 professores e funcionários administrativos participaram dos encontros presenciais, entre o dia 27/02 e hoje, 1º/03

Após oito encontros presenciais, o Google for Education desembarcou oficialmente na Rede Municipal de Educação de Piracicaba. Por meio de parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o Google, entre os dias 27/02 e 1º/03, 1.200 servidores dos setores pedagógicos e administrativos participaram do lançamento oficial do Projeto de Transformação Digital.

Os encontros, realizados na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), marcaram o início de uma trilha de formação para educadores que atuam no Ensino Fundamental e na gestão da Educação Infantil em recursos tecnológicos, que os prepara para aprimorarem o uso dessas ferramentas. A partir de agora as formações serão de modo online e se estendem até o mês de novembro.

A partir de agora as formações do Google for Education serão realizadas online aos 1200 servidores e se estenderão até o mês de novembro.

O projeto, ainda, contempla a capacitação de 50 alunos, os quais serão multiplicadores do uso das tecnologias dentro das suas unidades escolares, para que possam apoiar colegas e professores na adoção de ferramentas Google. A SME também já trabalha em um novo processo para estender a capacitação para todos os professores da Educação Infantil.

O prefeito Luciano Almeida esteve na Fumep para acompanhar um dos encontros. Ele destacou o compromisso que a gestão tem tido pela entrega dos melhores modelos aos profissionais da educação, visando o avanço do ensino na cidade. “Estamos entregando tudo aquilo que nós combinamos com vocês. Nós falamos que precisávamos fazer um tripé nesse novo modelo de educação, que envolvia reestrutura, um novo modelo pedagógico e o investimento em vocês. Que vocês possam nos ajudar a avançar cada vez mais na qualidade da educação em Piracicaba”, frisou.

O prefeito Luciano Almeida conversou com os servidores durante a capacitação. Junto com ele os vereadores Josef Borges e Ana Pavão, além do secretário Bruno Roza e do representante da Colaborativa Marcelo Kuhn.

OPORTUNIDADE – Quem chancela esse trabalho são os próprios servidores que participaram dos treinamentos. “É uma excelente oportunidade para aprendermos novas habilidades e nos atualizarmos sobre as últimas tendências e tecnologias educacionais, a formação será muito válida também para nós, da área administrativa, que usamos cotidianamente as ferramentas como o Google Docs, Planilhas e Apresentações e poderá contribuir muito com o compartilhamento dos dados em tempo real entre as unidades escolares e os departamentos da SME”, destaca Maria Isabel Barbosa, responsável pelo Departamento de Planejamento da SME.

Isabel ainda finaliza: “Espero que todos aproveitem ao máximo esses recursos e se beneficiem dos conhecimentos que serão adquiridos com o curso do Google for Education”.

A servidora Maria Isabel Barbosa (ao centro) participou do sétimo encontro do Google for Education com os funcionários da SME, realizado na manhã desta quarta-feira, 1º de março.

“Esse é um trabalho que estamos colocando em prática para que toda a nossa Rede Municipal de Educação tenha a possibilidade de receber a formação e certificação Google. As oportunidades de trabalhar com as inúmeras ferramentas trazem milhares de possibilidades de trabalharmos os conteúdos programáticos dentro e fora das salas de aula com os nossos alunos. Essa é só a primeira de muitas formações de qualidade que a SME tem trabalhado para ofertar aos nossos servidores”, pontua o secretário Bruno Roza.

Ao final da capacitação, no mês de novembro, todos os servidores aprovados, com a obtenção de percentuais de desempenho e presença estabelecidos, receberão um certificado de conclusão em nome da Colaborativa e do Google for Education. Aqueles que não atingirem esse percentual receberão o certificado de participação.