GMEA realizou eleição para biênio (2017-2019) terça-feira, 30/05

30 de maio de 2017 • André Cruz

Participaram do encontro representantes de instituições da sociedade civil, dentre elas, ONG’s e universidades

Fotos: Fernanda Schmidt

Estiveram presentes na terça-feira, 30/05, na Secretaria Municipal de Educação (SME), representantes de instituições da sociedade civil e do poder público a fim de eleger os novos representantes dos segmentos da sociedade civil para compor o GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental) – biênio (2017-2019).

A coordenadora de projetos de educação ambiental da SME Laís Ferraz de Camargo, explica que quando há mais de uma instituição da sociedade civil inscrita no mesmo segmento para participar do GMEA, tem de haver eleição para definir qual delas será a titular e qual ficará como suplente. “ A eleição acontece de forma democrática, onde os próprios indicados definem quem serão os representantes de seus segmentos”.

Para isso, participaram da eleição representantes de ONG’s, universidades públicas, privadas e instituições: CIESP, Conselho Coordenador das Entidades Civis, Oscip Pira 21, Associação Educando Pelo Esporte, FOP/ Unicamp ( Faculdade de Odontologia de Piracicaba), Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) , Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Senac, Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Sociedade dos Amigos do Museu Prudente de Moraes, representantes da Diretoria de Ensino, Semae (Serviço de Água e Esgoto), SME, Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), Semactur (Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo) e o autônomo Daniel Ferraz de Campos.

Laís destaca a importância dos membros enquanto representantes de segmentos, e não somente de suas instituições. “É importante que os representantes definidos nessa reunião tenham amplo contato com outras instituições de seu segmento, a fim de se tornarem agentes multiplicadores da PMEA (Política Municipal de Educação Ambiental) e das ações do GMEA, tornando-o cada vez mais um espaço participativo e democrático”, diz.

Os representantes definidos no encontro foram: Thaís Soares de Campos e Mara Luciete Zanini da Silva, titular e suplente do segmento Associações e Sindicatos de Classe; Ely Eser Barreto Cesar e Lucia Regina Sanches, titular e suplente do segmento Organizações não Governamentais, e Marcelo Correa Maistro e Vania Galindo Massabni, titular e suplente do segmento Instituições Públicas de Ensino Superior.

GMEA– O Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental foi formado em março de 2013, a partir da regulamentação da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) – lei nº 6.922/2010 / Decreto de Regulamentação nº 14.611/2012.

É formado por profissionais que atuam com educação ambiental no município de Piracicaba e representam secretarias e autarquias do poder executivo municipal e segmentos da sociedade civil, sendo um representante titular e um suplente para cada segmento envolvido.

O Grupo se reúne uma vez ao mês, sendo os encontros abertos à participação de interessados em dialogar quanto às questões ambientais do município. Mais informações: http://gmeapiracicaba1.wixsite.com/gmea

A coordenadora de projetos de educação ambiental da SME Laís Ferraz de Camargo

A bióloga e representante da Sedema Elizabeth da Silveira Nunes Salles

Representantes do poder público e sociedade civil