.: GMEA faz mapeamento de ações de educação ambiental em Piracicaba

28 de março de 2023 • Ygor Oliveira

Com o intuito de atualizar e ampliar o mapeamento das ações de educação ambiental em Piracicaba, o Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) convida instituições e pessoas a compartilharem atividades desenvolvidas na área promovidas em todo o município.

O mapeamento foi criado em 2014 e vem sendo atualizado desde 2022, visando identificar as boas práticas e projetos de educação ambiental realizados no município por pessoas, espaços educadores, organizações da sociedade civil, empresas, instituições de ensino, grupos e associações de bairro, entre outros.

A ação atende a Política Municipal de Educação Ambiental – Lei Municipal nº 6.922/2010 regulamentada pelo Decreto nº 14.611, de 09 de maio de 2012, e o Plano Municipal de Educação Ambiental (PLAMEA), regulamentado pelo Decreto nº 18.491, de 20 de outubro de 2020, que estabelece a criação de um banco de dados das atividades de Educação Ambiental.

O mapeamento foi criado em 2014 e vem sendo atualizado desde 2022 visando identificar as ações e projetos de educação ambiental realizados no município.

As atividades podem ser cadastradas no site do mapeamento, pelo link https://gmeapiracicaba.wixsite.com/mapaea/contribua. O cadastro passará por uma análise dos membros do GMEA e será publicado no site. As ações já mapeadas estão disponíveis no endereço eletrônico criado pelo GMEA, que é o https://gmeapiracicaba.wixsite.com/mapaea.

A ação atende a Política Municipal de Educação Ambiental e do Plano Municipal de Educação Ambiental – PLAMEA.

Segundo a assessora do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental, Kelly Mônaco Coletti, com esse levantamento, buscam descobrir novas iniciativas que são desenvolvidas e a divulgá-las. “O mapeamento das ações de educação ambiental é fundamental para realizarmos um processo de compartilhamento, articulação e integração das iniciativas existentes e dos grupos e instituições que se propõem a trabalhar com esta temática, tão importante para a garantia da qualidade de vida no nosso município”, pontua a assessora.

OGMEA funciona como um conselho municipal e é coordenado pela SME, sendo integrado por representantes de mais sete outras secretarias municipais, uma autarquia e nove representantes de entidades da sociedade civil, entre elas universidades, conselhos municipais e demais órgãos.

Quem quiser mais informações ou tiver dúvidas sobre o mapeamento pode entrar em contato pelo e-mail: gmeasecretariadaeducacao@gmail.com