.: GMEA e SME realizam encontro para integração de iniciativas de educação ambiental em Piracicaba

27 de junho de 2023 • Ygor Oliveira

Com o intuito de compartilhar, articular e integrar as iniciativas e ações de educação ambiental existentes no município de Piracicaba, o Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizam na próxima sexta-feira, dia 30/06, das 8h às 11h30, o evento Conexões de Educação Ambiental – Integrando ações para um município mais sustentável. O encontro acontece no Anfiteatro da SME – Hamilton Fernando Torrezan e as inscrições seguem abertas até às 12h do dia 29/06, pelo link: https://forms.gle/fhixT9jYWNoYGTbLA.

Este evento surge como desdobramento do processo contínuo de mapeamento das ações de educação ambiental, realizado pelo GMEA, diante da necessidade de compartilhar, articular e integrar iniciativas de educação ambiental existentes no município, fazendo com que o mesmo apresente também caráter formativo, uma vez que as escolas municipais têm um importante papel transformador no processo de transição para um município mais sustentável, além de serem protagonistas no desenvolvimento de ações de educação ambiental.

O intuito do evento é compartilhar, articular e integrar as iniciativas e ações de educação ambiental existentes em Piracicaba.

O evento atenderá também a meta 1 da diretriz 3 do Plano Municipal de Educação Ambiental (PLAMEA) que ressalta a necessidade de articular e fortalecer os programas, projetos e grupos de Educação Ambiental no município de Piracicaba para desenvolvimento de temas ambientais.

Segundo a assessora de Projetos Pedagógicos de Educação Ambiental do GMEA/SME, Kelly Monaco Coletti, “o encontro contará com a participação de parceiros, representantes de escolas municipais, de organizações da sociedade civil e da iniciativa privada, que têm contribuído com o processo de transição para um município mais sustentável, por meio de iniciativas de educação ambiental”, disse.

“Será um momento de diálogo, compartilhamento e fortalecimento dessas iniciativas”, complementa a coordenadora de formação continuada em educação ambiental da SME, Keyla Carolina Boralli Benoti.

O GMEA – O Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) funciona como um conselho municipal, com representantes da sociedade civil e do poder público municipal e é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação. Uma de suas atribuições é contribuir com as discussões relacionadas às questões socioambientais no município de Piracicaba e promover momentos e espaços de diálogos, visando a implementação da política e do plano municipal de educação ambiental.