Fila em creches da Prefeitura cai de 5.085 para 247 crianças

17 de julho de 2019 • André Cruz

No mês de outubro de cada ano são abertas inscrições para as vagas em creches para o período letivo do ano seguinte. No final do ano passado, foram inscritas 5.085 crianças de 0 a 5 anos, sendo 4.504 nas creches (0 a 3 anos) e 581 na pré-escola (4 e 5 anos).

Com as vagas oferecidas na rede municipal de educação infantil, que conta com 89 creches, a Prefeitura atendeu até junho deste ano, 4.838 novas crianças, o que representa 95,1% do total, sendo que todas as crianças da pré-escola foram atendidas (100%) e 4.257 nas creches (94,5% do total).

De acordo com o Censo Escolar, há, na rede municipal de educação infantil, 19.324 crianças atendidas, sendo que não foram atendidas 247 crianças de 0 a 3 anos.

Por isso, a Secretaria Municipal de Educação planejou a expansão da rede com a construção de duas novas creches: uma no Vida Nova/Gran Park, com capacidade para atender 150 crianças, que já está em construção; e outra no Tatuapé, para atender mais 150 crianças, com licitação a ser concluída este mês, para início das obras em agosto. Essas duas unidades vão criar 300 novas vagas para o ano letivo de 2020.

“O trabalho do Departamento de Planejamento da Secretaria de Educação acontece o ano inteiro e permite, com a acomodação da rede e dos investimentos que são feitos constantemente, atender quase toda a demanda”, ressalta a secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa.