SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Exemplo de empreendedorismo também na Escola Complementar

27 de junho de 2014 • André Cruz

As tardes e as manhãs deles não são mais as mesmas desde o início deste ano. A ociosidade, o convite quase que irrecusável do sofá, as brincadeiras de rua e aquela soneca tirada a tarde não existem mais.

Os irmãos João e Jean Vitti, com 9 e 7 anos respectivamente, trocaram todos os exemplos citados acima pelos cachecóis rabo de gato, confeccionados com os próprios dedinhos. Isso mesmo! A atividade é praticada no Programa EMEC (Escola Municipal de Educação Complementar) da Escola Municipal Professora Elisabeth Consolmagno Cruz, no Kobayat-Líbano, onde os meninos estudam regularmente.
Este é o primeiro ano que os garotos frequentam o Programa EMEC e a empolgação é tanta que eles não falam em outra coisa. A ideia da confecção dos cachecóis pela professora Luci Mantelatto deu tão certo que João e Jean já viraram grandes empreendedores.

Foto: Marquinhos Ferreira

333366

 

Além de praticarem a coordenação motora, a concentração e a matemática os meninos estão vendendo os acessórios que já existe em vários modelos, cores e materiais; o design é de responsabilidade dos próprios garotos. Com a ajuda da mãe e o pai, Joana e Juliano Vitti, os meninos estão cheio de encomendas, criaram o próprio caixa e administram todo o dinheiro. “A gente resolveu vender os cachecóis para comprar a camisa e a meia do Brasil, inicialmente. Queríamos usar nos dias dos jogos da seleção. Já compramos até um tênis, e quando vamos passear levamos o nosso dinheiro”, explicou João, que com a prática da atividade teve um avanço na coordenação motora e escrita, área onde tinha certa dificuldade para a letra cursiva.

Segundo Jean, a prática é perfeita para relaxar, se distrair e acalmar os ânimos. “O tempo passa rapidinho quando estou ‘costurando’ e estamos ficando cada vez melhor”, contou.

Para a mãe Joana, os meninos desenvolveram uma habilidade fantástica com os cachecóis feitos sem agulha. “Mostrei no meu trabalho e as mulheres começaram a encomendar para dar de presente. Com o dinheiro arrecadado, meus filhos estão gerando renda extra dentro de casa e aprendendo a dar valor no dinheiro que estão ganhando”, declarou.

A professora Luci explica que as atividades desenvolvidas nas EMEC’s devem refletir não só nas aulas regulares, mas também em casa. “Enquanto os alunos fazem os cachecóis, eu ensino a eles músicas regionais/populares e conversamos sobre assuntos variados que vão além da escola”, disse.

Joana acredita que muitos pais não sabem o significado do Programa EMEC e pensam ser um depósito de crianças ou simplesmente defendem a ideia de que elas vão apenas para brincar. “Eu como mãe estou adorando, pois meus filhos chegam em casa trazendo novidades, histórias, cantorias. Estou amando o trabalho da professora Luci”, finalizou.

Definição – A Escola Municipal de Educação Complementar é um programa destinado às crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Educação e tem como objetivo proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de atividades de caráter educativo e lúdico auxiliando no apoio e complementação escolar e evitando a ociosidade e os males que a resultam. As atividades são feitas no período oposto ao ensino regular. Atualmente, 15 escolas oferecem o programa, de terça a sexta-feira.

Confira os bairros e as escolas contempladas com o Programa:

Jardim Gilda

Profª. Antonia Bendita Eugênio

Santa Terezinha

Profº. João Batista Nogueira ( Espaço 01)

Bosque dos Lenheiros

Profº José Pousa de Toledo

Vila Sônia

Profº Taufic Dumit

Pq. dos Eucaliptos

Profª. Edilene Marli Borguesi

Jardim Oriente

Profº Thales Castanho de Andrade

São Francisco

Profº Fabio de Souza Maria

Eldorado

Profº Francisco de Almeida Kronka

Kobayat/ Líbano

Profª. Elisabeth Consomagno Cruz

Vila Cristina

Hide Maluf Junior

Jardim Tóquio

Wilson Guidotti

Novo Horizonte

Ida Francez Lombardi

Água Branca

Profº Mario Chorilli

Parque Orlanda

José Antonio de Souza

Pompéia

Profº Santo Granuzzio       

Fotos: Marquinhos Ferreira/Fernanda Schmidt

222222

9898966

56464978

SME_6034

SME_6078

SME_6084

SME_6038

 



 

‹ voltar