.: Estudantes da Rede Municipal de Piracicaba lançam livro coletivo sobre a cidade

27 de novembro de 2023 • Ygor Oliveira

Estudantes de cinco escolas do ETI (Ensino em Tempo Integral) da rede municipal de ensino de Piracicaba são os autores do livro Piracicaba – A Cidade da Gente, lançado hoje, segunda-feira, 27/11, no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação (SME). A obra, com 80 páginas, foi produzida coletivamente por 332 estudantes, junto dos educadores das escolas contempladas pelo projeto. Serão doados 1.830 exemplares do livro para distribuição em bibliotecas e escolas, como apoio didático em sala de aula, tornando-se uma referência com linguagem acessível sobre a história e as riquezas da cidade.

O evento de lançamento ocorreu no anfiteatro da Secretaria da Educação

Durante a solenidade, que contou com a presença do prefeito Luciano Almeida e do Secretário Municipal da Educação, Bruno Roza, os estudantes autografaram os livros, realizaram apresentações e receberam kits com materiais escolares.

O prefeito Luciano Almeida parabenizou as equipes envolvidas no projeto e elogiou a iniciativa. “O dia de hoje marca a consolidação de um sonho, que está transformando em realidade um projeto que vai fazer a diferença na vida dos estudantes. A Escola em Tempo Integral é a prova de que é possível realizar ações que fazem a diferença na educação do Brasil, e é assim que mudamos a história das próximas gerações”, falou.

O prefeito Luciano Almeida garantiu o seu exemplar livro lançado hoje

Bruno Roza, secretário municipal da Educação, enfatizou que o lançamento do livro é o encerramento de um projeto bem-sucedido que contou com a dedicação de supervisores, diretores, professores e alunos. “Estamos celebrando uma conquista coletiva, resultado de uma política pública que vai marcar a vida de todos que participaram. É um livro que fez um resgate histórico de Piracicaba e irá atuar na disseminação da história local, ampliando a percepção das crianças sobre o valor das riquezas de sua cidade e contribuindo para a construção de sua própria identidade”, disse.

Gisele Germano, Sueli Alves, prefeito Luciano Almeida, secretário da Educação Bruno Roza e Otávio Nazareth

As escolas ETI contempladas com o projeto, divididas em 12 turmas, foram: Escola Ada Buselli Neme, com o tema Festa do Milho; Escola Fabio de Souza Maria, com os temas Dialeto Piracicabano, Bairro Monte Alegre e Horto Florestal; Escola Francisco de Almeida Kronka, com os temas: Rio Piracicaba, Rua do Porto e Esalq; Escola Luís Claudio Alves, com os temas XV de Piracicaba, Zoológico e Paraíso da Criança, e Escola Taufic Dumit, com os temas Imigração Italiana, Festa da Polenta e Festa do Vinho.

Os estudantes receberam um kit com materiais escolares após o lançamento

O PROJETO – O projeto A Cidade da Gente produz livros sobre os patrimônios materiais, imateriais e ambientais de cidades brasileiras, convidando professores e alunos da rede pública de ensino a serem coautores de escritores profissionais. A produção do livro contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e o patrocínio da empresa Lwart Soluções Ambientais, por meio do Proac, uma Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A iniciativa foi vencedora do prêmio Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro, e finalista do Prêmio Jabuti neste ano.

O processo de escrita dos livros começou com a seleção de alunos de diversas escolas da rede pública municipal ou estadual para pesquisarem sobre os patrimônios de suas cidades, seguindo um roteiro de temas sugeridos por seus gestores e professores. Após a investigação dos assuntos, as turmas dissertaram sobre eles e esse material serviu como subsídio literário para que escritores profissionais costurassem, de trecho em trecho, a narrativa final do livro.