Espetáculo conscientiza estudantes sobre bom comportamento no trânsito

4 de outubro de 2017 • André Cruz

Trânsito Seguro, a Escolha é Sua será encenada nas escolas premiadas no projeto Amigos do Trânsito, da Prefeitura

A Cia. Roma Produções Artísticas apresenta a peça Trânsito Seguro, a Escolha é Sua amanhã, 5/10, na Escola Municipal Getúlio Dornelles Vargas, às 13h30. O espetáculo é uma das ações da 9ª edição do projeto cultural e educacional Amigos do Trânsito, realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do CIET (Centro Infantil de Educação para o Trânsito), órgão ligado à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran).

Trânsito Seguro, a Escolha é Sua é encenado nas escolas que tiveram alunos premiados no projeto, que teve como tema deste ano Minha Escolha faz a Diferença, eu Uso Cinto!. Além da Getúlio Dornelles, outras oito escolas municipais vão receber a peça, além da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) (confira a lista abaixo).

SINOPSE - A Cia. Roma vai falar sobre Nelsinho, um jovem consciente, preocupado com seus amigos e que tem muitas histórias para contar sobre as escolhas nem sempre tão boas que algumas pessoas têm feito em suas vidas, sobretudo no trânsito. Seus pais já aprenderam como se comportar no trânsito depois de passarem maus bocados. Mas será que com seus amigos as coisas estão assim? Mariana, Tiago, Lucineide são alguns de seus amigos que farão parte destas histórias, além do segurança da escola, do condutor distraído, do motoboy apressado, do seu Zé Birita e muitos outros.

A peça foi especialmente criada e produzida pela Cia Roma, que tem mais de 20 anos de atuação e experiência nas artes cênicas, sobretudo com espetáculos direcionados ao público infantil, para fazer parte das atividades relacionadas à Semana Nacional do Trânsito, desenvolvida pela Semuttran. Seu objetivo maior é conscientizar as crianças sobre o comportamento correto de todos na convivência no trânsito, na valorização da vida, seja como pedestre, passageiro, ciclista ou condutor, para que sejam multiplicadores desse comportamento.

Criado em 2008, por meio da lei 6.243/2008, e regulamentado pelo decreto 14.775/2012, o concurso Amigos do Trânsito faz parte da Semana Nacional de Trânsito e que na edição deste ano contou com a participação de 50 escolas e entidades de ensino infantil, públicas e particulares, totalizando 9.280 alunos participantes, sendo 4 categorias (Desenho Infantil, Desenho Fundamental, História em Quadrinhos e Redação) que contemplaram prêmios para os alunos, professores e escolas.

Confira a lista das instituições onde será apresentada a peça Trânsito Seguro, a Escolha é Sua:

Escola Municipal Getúlio Dornelles Vargas Rua Carolina Molon Neme, 100 - Jardim Morada do Sol Amanhã, 05/10 Às 13h30 Escola Estadual Olívia de Almeida Carvalho Feres Rua Fernando Barella, 30 – Piracicamirim Dia 20/10 Às 14h Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza Rua Paulo Bruns, 441 - Jardim Caxambu Dia 06/10 Às 13h30 Escola Municipal Tercilia Bernadete Sanches Costa Rua Gemeli Zaia, 50 - Vem Viver, Piracicaba I - Jardim Sônia Dia 18/10 Às 13h30 Escola Municipal Alberto Thomazi Rua Batatais, 381 - Parque São Jorge Dia 29/09 Às 14h Escola Municipal Judith Moretti Accorsi Rua Ipeúna, 40 - Parque Piracicaba Dia 10/10 Às 13h30 Colégio São Dimas Av. Torquato da Silva Leitão, 520 – São Dimas Dia 17/10 às 13h30 Escola Municipal Antonia Jesuína Camilo Pipa Rua Mauro Luiz Coimbra, 706 - Santa Rosa Dia 17/10 Às 8h30 Apae – Piracicaba Avenida Brasília, 1.381 – Vila Industrial Dia 18/10 Às 8h30