Escolas são premiadas no Pamma

21 de novembro de 2019 • André Cruz

Três escolas municipais de Piracicaba foram premiadas em quatro categorias no Pamma (Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente) realizado pela empresa nas escolas de ensino fundamental de Piracicaba e Iracemápolis. A entrega dos prêmios ocorreu na tarde de segunda-feira (18), no Teatro do Engenho.

Esta foi a 25ª edição do Pamma e trabalhou o tema Meio Ambiente e Ciência: Água, economizar para não faltar. O evento contou a presença de representantes da empresa, das escolas e autoridades locais.

Participaram desta edição 32 escolas, com 7.863 alunos e 686 professores, sendo 23 projetos entregues. Para a premiação foram selecionados três projetos de cada categoria: Cientista Mirim I, Cientista Mirim II, Cientista Jovem I e Cientista Jovem II. Os estudantes ganharam medalhas de reconhecimento e as escolas premiadas em primeiro lugar receberam o valor de R$2.500,00, R$1.000,00 e R$500,00, para os classificados de primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

“O sucesso deste projeto está pautado na parceria com a prefeitura, secretarias envolvidas, diretoria de ensino e escolas. O tema deste ano nos traz a reflexão de que precisamos nos reeducar todos os dias quanto ao consumo consciente deste recurso”, afirma Paulo Raso, Gerente de Recursos Humanos da ArcelorMittal Piracicaba.

Para a secretária municipal de Educação de Piracicaba, Angela Jorge Corrêa, o desafio assumido pelos diretores, professores e alunos resultou em projetos inspiradores “As ideias apresentadas refletem o engajamento das nossas crianças, que são as grandes fiscais do meio ambiente”, confirma.

O projeto, que é desenvolvido há 28 anos pela Fundação ArcelorMittal Brasil, tem o objetivo de promover a conscientização sobre as questões ambientais, de forma a contribuir para que estudantes e educadores estejam mais bem preparados e motivados para interagir e preservar o Meio Ambiente.

Vencedores

Na categoria Cientista Mirim I venceram as escolas E.M. Dulcídia Rivaben (1º lugar), de Iracemápolis, E.M. Profª Vilma Leone Dal Pogetto (2º lugar) e E.M. Enedina Lourenço Vieira (3º lugar), de Piracicaba.  Já na categoria Cientista Mirim II, ganharam as escolas E.M. Dulcídia Rivaben (1º lugar), E.M. Enedina Lourenço Vieira (2º lugar) e E.M. Padre Pedro Baron (3º lugar), de Piracicaba.

Na  categoria Cientista Jovens I, os vencedores foram  E.E. Francisco Mariano da Costa (1º lugar), E.E. APAF (2º lugar) e E.E. Mellita L. Brasiliense (3º lugar). E na categoria Cientista Jovens II se consagraram as escolas E.E. Mellita L. Brasiliense (1º lugar), E.E. APAF (2º lugar), e E.E. Benedicto Evangelista da Costa (3º lugar).