Escolas receberão biografia de Maurício de Sousa

5 de dezembro de 2017 • André Cruz

Mais de 200 exemplares serão distribuídos a escolas da rede municipal e estadual

Mais de 50 mil estudantes das redes Municipal e Estadual de Ensino, serão beneficiados com exemplares do livro ‘Maurício, a história que não está no gibi’, entregues na tarde de hoje (05/12), aos representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba. A entrega foi realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). A aquisição dos livros é iniciativa do Instituto Arcor e Hyundai Motor Brasil, parceiros da 1ª Feira do Livro de Humor e Quadrinhos, onde o artista foi patrono.

Na oportunidade o prefeito Barjas Negri falou sobre a importância da parceria com as empresas da cidade, que subsidiam ações complementares voltadas às crianças, adolescentes e outros públicos.

Considerado de grande importância para educação no Brasil, o livro que é uma biografia do cartunista, resgata os 50 anos de existência da Turma da Mônica. “Compartilhar da história do ícone brasileiro em quadrinhos, Maurício de Sousa, é possibilitar um mundo de aprendizagem. Para apoiar os educadores do município, há anos abrimos a programação do Salão Internacional de Humor, oferecendo palestras e workshops sobre o envolvimento de quadrinhos e humor gráfico, como ferramenta dentro das salas de aulas”, comentou a secretária da Ação cultural e Turismo e também educadora, Rosângela Camolese.

O projeto Humor na Sala de Aula realizado em parceria com a Secretaria de Educação, visa promover a aproximação de professores e estudantes do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e principalmente do Salãozinho de Humor, composto por materiais criados por esses estudantes. As palestras contam com informações sobre a diferença entre as categorias cartum, charge, caricatura e as histórias em quadrinhos e o uso da tecnologia como ferramenta na hora de produzir os trabalhos.

Para o representante dos estúdios Maurício de Sousa, José Alberto Lovetro, tudo o que é estímulo para aeducação, é ouro. “Percebemos o valor das histórias contadas nesses gibis, quando obtemos conhecimento sobre o apoio que elas oferecem para o desenvolvimento das crianças. Um exemplo disso, é o Japão que mesmo sendo o país onde mais encontramos variedades de equipamentos eletrônicos, também se destaca porser o campeão de vendas de gibis”, ressaltou.

A coordenadora do ensino complementar da Secretaria Municipal da Educação, Elaine Galani, destacou a importância da iniciativa. “A obra estimula e contribui na formação dos professores e alunos com a história de vida do ícone brasileiro das HQs. Gerações que cartunista influenciou e continua estimulando na aquisição da leitura e da escrita e na interpretação concreta do seu mundo”, disse.

Fotos: Fernanda Schmidt