Escolas recebem Prêmio Gestão Escolar 2013

21 de agosto de 2013 • André Cruz

O Prêmio Gestão Escolar 2013, conforme propositura de autoria do vereador Ary de Camargo Pedroso Júnior, premiou no dia 13 de agosto, nas dependências do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, escolas participantes da fase regional da rede estadual e municipal de ensino. O Prêmio Gestão Escolar (PGE) tem por objetivo garantir uma educação de qualidade – direito fundamental de todos os estudantes – não apenas identificando boas práticas, mas fornecendo instrumentos que auxiliem toda escola participante a melhorar sua gestão.

A seleção das escolas é realizada por meio de critérios avaliativos elaborados pelo Comitê Nacional e utilizados pelo Comitê Estadual para todas as regiões do estado. As escolas elaboraram um relatório detalhado sobre as ações realizadas durante o ano letivo anterior, sinalizando os desafios atuais e, em seguida, construíram um plano de melhorias, que será desenvolvido no ano vigente.

Foto: Justino Lucente

JJL_5645_2

O Comitê Regional selecionou sete escolas municipais e duas estaduais. Para a etapa de destaque estadual da rede municipal, a selecionada foi a E.M. Maria Canale Angelelli , bairro Parque das Indústrias, e da rede estadual a E.E. Pedro Moraes Cavalcanti. A premiação será realizada na cidade de São Paulo.

O destaque nacional em gestão escolar receberá como prêmio uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos, onde a gestora da escola escolhida terá a oportunidade de conhecer uma escola americana. Segundo a Secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, é preciso coragem e muita determinação para desenvolver uma cultura de autoavaliação institucional, com foco na elaboração de planos de ação que possam minimizar as fragilidades encontradas com vistas à melhoria da aprendizagem dos alunos.

A região de Piracicaba contou com 47 escolas que concluíram os trabalhos, sendo 27 escolas públicas municipais  e 20 escolas estaduais dos municípios de Piracicaba, Águas de São Pedro e Charqueada.

Durante a solenidade, receberam o Prêmio Gestão Escolar 2013:

Escola Municipal Maria Canale Angelelli, bairro IAA (finalista, entre as redes municipais, do Prêmio Gestão 2013)

Escola Estadual Pedro Moraes Cavalcanti (finalista, entre as redes estaduais, do Prêmio Gestão 2013)

Escola Municipal Professora Nair Libardi

Escola Municipal Laura Kiehl Lucci, Parque 1º de Mario