SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Escolas recebem prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente

18 de outubro de 2017 • André Cruz

As escolas municipais de Ensino Fundamental Profª Ida Francez Lombardi, no bairro Novo Horizonte, e José Antonio de Souza, na Vila Sônia, foram as vencedoras do prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente na categoria mirim 1 e mirim 2 respectivamente. O resultado do concurso foi apresentado na tarde de terça-feira no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central.

Nas categorias Jovem 1 e Jovem 2 foram premiadas as escolas estaduais Profª Mellita Lobenwein Brasiliense, do bairro Jaraguá, e Doutor Dário Brasil, na Pauliceia.

As escolas cujos projetos foram vencedores ganharam, além de medalha, a quantia de R$ 2.500, que deve ser revertido em iniciativas que beneficiem o estudante.

Durante o evento, também foram premiados oito alunos filhos de funcionários da ArcelorMittal em Piracicaba. Eles receberam medalhas e bicicletas como prêmio, em alusão ao tema.

O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, teve início em abril com a capacitação dos educadores para o tema do ano “Meio Ambiente e ciência: a energia da minha cidade”.

Na sequência, os educadores realizaram diversas atividades com os alunos para a reflexão e aprendizado do tema que culminaram na realização dos projetos apresentados pelas escolas participantes.

Estes projetos foram entregues para avaliação de uma banca que se reuniu em 28 de setembro, com diversos profissionais que atuam na área de educação, meio ambiente e cultura, como professores, gestores ambientais, artistas plásticos, empregado especialista no assunto, dentre outros, para avaliar os trabalhos da 23ª edição do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente. (Com informações da assessoria de imprensa da ArcelorMittal)

PROJETO – O projeto, que é desenvolvido há 23 anos pela unidade de Piracicaba, e 26 pela Fundação ArcelorMittal Brasil, tem o objetivo de promover a conscientização sobre as questões ambientais, de forma a contribuir para que estudantes e educadores estejam mais bem preparados e motivados para interagir e preservar o meio ambiente.

O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente é um projeto de educação ambiental desenvolvido por meio de trabalho educativo que resulta na elaboração, avaliação e premiação projetos de educação científica por alunos do ensino fundamental de 1º a 9º, respectivamente, da comunidade e filhos de empregados.

Em Piracicaba, somente em 2017, participaram do programa 7.091 pessoas, sendo 6.766 crianças e adolescentes de 1º a 9º ano e 303 educadores de 64 escolas, que apresentaram 32 projetos.

Neste ano, na 23ª edição, o número de escolas aumentou mais que 100%, totalizando 64 escolas públicas municipais e estaduais de Piracicaba e Iracemápolis aderiram ao programa. (Com assessoria de imprensa da ArcelorMittal)

Fotos: Fernanda Schmidt

‹ voltar