Escolas recebem lâmpadas LED para redução no consumo de energia

24 de fevereiro de 2016 • André Cruz

Instituições escolhidas para o teste são a E.M. Antonia Jesuína Camilo Pippa e a E.M. Olívia Caprânico

O Governo Municipal está substituindo as lâmpadas fluorescentes de duas escolas municipais por lâmpadas com tecnologia LED, que porporcionam maior economia de energia, eficiência e durabilidade. O objetivo, em breve, é fazer a substituição em todas as escolas municipais, que hoje são 131.

As duas escolas escolhidas para o teste são a E.M. Antonia Jesuína Camilo Pippa e a E.M. Olívia Caprânico. De acordo com o prefeito Gabriel Ferrato, 1.000 lâmpadas LED foram adquiridas, neste primeiro momento, e o ivestimento é de R$ 62.900,00. O serviço teve início este mês e está em fase de conclusão.

As lâmpadas LED podem ultrapassar 50 mil horas de uso, enquanto que a fluorescente não passa de 7.000 horas. “A iluminação LED não emite radiação IV/UV (infravermelha e ultravioleta), o que evita danos à pele, plantas e também objetos ou produtos expostos, como roupas, calçados, móveis, decorações e obras de arte”, explica Ferrato.

Foto: Fernanda Schmidt

DSC_4018

Outra vantagem da tecnologia LED é que as lâmpadas não possuem metais pesados, como chumbo e mercúrio, em sua composição, sem a necessidade de descarte especial, como as fluorescentes.