SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

EM Profª Rita de Cássia Pa0ulucci Costa é denominada hoje, 29

23 de maio de 2013 • André Cruz

A EM Professora Rita de Cássia Paulucci Costa, Jardim Algodoal, que atende crianças de 0 a 5 anos, recebe hoje, 29, sua denominação oficial, marcada para às 16h15. No último dia 24, a EM. Professora Bernadete de Fátima Oliveira, Vila Industrial, recebeu a denominação na presença do prefeito Gabriel Ferrato, da Secretária de Educação Angela Jorge Corrêa, vereadores, funcionários e familiares da homenageada.

De acordo com a Secretária Angela, a escola que recebe o nome da professora Rita foi inaugurada em maio de 2009 e atende 200 crianças.

RITA_CORTE

A patronesse Rita de Cássia Paulucci Costa

 

 

Quem foi Rita de Cássia Paulucci Costa

A professora Rita de Cássia Paulucci Costa nasceu no dia 13 de julho de 1957 no município de Dois Córregos/SP e faleceu em 20 de outubro de 2009, aos 52 anos de idade. Filha de Arlindo e Elvira Paulucci, teve sete irmãos, uma filha chamada Maria Elisa e três netos: Vitória, Lorena e Henrique.

Mesmo tendo perdido uma visão após sofrer um acidente, sempre foi aluna exemplar e aos 6 anos de idade já lia e escrevia. Também dominava a arte de criar histórias e poesias. Tinha o sonho de ser professora, concluiu o magistério em 1998, deu aulas no Ensino Fundamental de São Pedro e na rede particular por quatro anos, mas sua paixão era a Educação Infantil. Viajava todos os dias de São Pedro a Piracicaba, muito contente.

Apaixonada por bebês, sentia-se realizada trabalhando no Berçário da Escola Municipal Professor Miecio Cavalheiro Bonilha. “Os meus bebês”, como ela os chamavam, eram a sua alegria de todos os dias e inspiração para a faculdade de Pedagogia, sendo também o tema do seu trabalho de conclusão de curso, que inicialmente versaria a respeito de música, outra paixão.

Compôs inúmeras músicas e poesias. A canção “Ser criança” recebeu um Certificado do Conselho da Criança e do Adolescente de Piracicaba e, no dia 20 de agosto de 2007, conquistou o Troféu da Pastoral da Criança de Piracicaba. Em 2008 se afastou da escola para tratamento oncológico; foi submetida a várias cirurgias e faleceu no ano seguinte. Deixou o seu exemplo de educadora, mãe e amiga.

 

A_Tribuna
‹ voltar