SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Escolas realizam integração entre alunos

19 de dezembro de 2013 • André Cruz

Ao terminarem o Jardim II, as crianças com 5 anos de idade, enfrentam um período de transição. Ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental requer muitas adaptações, como por exemplo, ajustar-se à escola nova, seja na disposição das carteiras em sala, seja  na estrutura da própria unidade, conhecer novos  amiguinhos e  professores e se adequar às novas disciplinas, rotina e outras responsabilidades.

Pensando nesse momento tão importante na vida das crianças, a E.M. Antonio Boldrin, pelo terceiro ano consecutivo, realiza uma interação entre Jardim II desta unidade e o 1º ano da E.M. José Antônio de Souza, localizadas no Parque Orlanda, uma ao lado da outra. Este ano, a ação foi realizada no dia 4 de novembro.

Foto: Adilson Franco Cardoso

AFC_4329_2

 

 

 

Primeiro, os alunos do Jardim II visitaram a escola que irão estudar no ano que vem. Em seguida, as professores dividiram as crianças em três turmas, em cada uma delas havia uma sala do Jardim II e outra do 1º Ano. A ideia é a socialização dos alunos por meio de uma atividade em sala. Em cada sala, uma história e uma atividade manual foi desenvolvida.

Em seguida, as três turmas e as demais crianças da Antonio Boldrin, de 0 a 5 anos, assistiram a peça de teatro intitulada “O cabelo, a caixa e a tinta”, da Cia Luminares Artes do Corpo.  Amarílis Ibanez, Vivian Trivelin e Fernanda Ferreira, que também é professora na escola de educação infantil, explicaram que a peça trabalha com as culturas infantis por meio da dança contemporânea. “A ideia do cabelo veio de um conto sobre este tema, a caixa representa as brincadeiras de criança e a tinta é a desconstrução da bruxa, da feiticeira, além de remeter ao alquimismo e ao grafismo”, afirmou a professora Fernanda.

Segundo o diretor da Antonio Boldrin, Peterson Rigato, a interação deste ano teve uma grande novidade: uma gincana cooperativa, direcionada pela professora de Educação Física Bárbara. “Não houve vencedores, apesar das crianças estarem divididas em três grupos. Todos tiveram que cooperar para chegar a um único objetivo, que foi a integração entre alunos” disse Rigato.

AFC_4314_2

AFC_4317_2
AFC_4320_2
AFC_4325_2
AFC_4347_2
AFC_4355_2
AFC_4372_2
AFC_4381_2
MOSTRA CULTURAL
AFC_4332_2
AFC_4334_2
AFC_4337_2
AFC_4339_2
AFC_4333_2
‹ voltar