Escolas realizam atividades em combate ao Aedes Aegypti

11 de abril de 2016 • André Cruz

Escolas Antonia Jesuína Camillo Pipa, Larissa Rosseti Travaglinie, Professora Maria Apparecida Lordello Beltrame e Maria Canale Angelelli fizeram semana de mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti

antonia1

A Escola Municipal Antonia Jesuína Camillo Pipa, localizada no bairro Santa Rosa, desenvolveu com seus alunos do maternal ao 5º Ano, de 2 a 10 anos de idade, e a comunidade local trabalhos relacionados ao mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas por ele, como a dengue, chikungunya e o zica vírus. Além dos alunos, funcionários do PSF I e PSF II (Programa Saúde Família) fizeram pela manhã do dia 23/03 uma passeata pelas ruas do bairro mostrando a importância da não proliferação do mosquito.

Na Escola Municipal Larissa Rossetti Travaglini, localizada no bairro Castelinho, os alunos também tiveram uma semana de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti. No dia 06/04, as crianças do berçário representaram o mosquito na fase de ovos e larvas com papel crepom e massinha, usando o tema “Dê uma mãozinha contra o Aedes Aegypti, não deixe água parada”, fazendo também o registro de suas mãozinhas em papéis afixados na parede. Já as crianças maiores estudaram todo o ciclo do mosquito, confeccionando-os com garrafa pet e fitas de cetim.

No dia 07/04 pela manhã, cerca de 90 crianças do maternal ao Jardim II participaram da “Caçada ao mosquito”, onde tinham que passar por vários obstáculos até chegar ao destino final, o criadouro do mosquito (objetos com água parada) e eliminar cada um deles. “A ideia era a boa ação e não a competição. As crianças puderam compreender a importância do cuidado consigo mesmas e com o coletivo de maneira dinâmica e divertida”, relata a diretora substituta Ana Paula Martinelli.

A escola ainda organizou uma passeata pelo bairro com 40 crianças do Jardim I e II. As crianças levaram cartazes, cantaram uma música elaborada por elas próprias, “Samba Lele da Dona Zica” e distribuíram panfletos sobre o mosquito para os moradores do bairro.

A Escola Municipal Professora Maria Apparecida Lordello Beltrame,  também desenvolveu  projeto voltado à conscientização sobre o mosquito Aedes Aegypti, no qual as crianças aprenderam o que são criadouros, como identificá-los e a importância de destruí-los, além das doenças que o mosquito causa e as formas de combatê-lo. Na sexta-feira, 8, pela manhã, as crianças do Maternal, 2 e 3 anos, e do Jardim, 4 e 5 anos, fizeram um “panelaço”, passeata com panelas aos arredores da própria escola, localizada no bairro Vale do Sol. O objetivo era alertar a população do bairro sobre os ricos do Aedes Aegypti.

Quem também participou do projeto, foram os alunos dos berçários. As crianças do Berçário I carimbaram suas mãozinhas em cartazes como se tivessem dando um tapa no mosquito. Já os do Berçário II levaram para casa uma mãozinha confeccionada pelas professoras como forma de conscientizar os pais.

Na Escola Municipal Maria Canale Angelelli, localizada em Santa Terezinha, crianças de 0 a 5 anos de idade assistiram a apresentações de teatro, vídeos, elaboraram cartazes e fizeram outras brincadeiras relacionadas ao combate à dengue. No dia 04/04, foi realizada uma passeada com parceria do grupo Fanfarra e alunos da E.M. João Otávio de Melo Ferraciú, que atende crianças de 6 a 10 anos.

E.M. Antonia Jesuína Camillo Pipa

antonia3