Escolas municipais recepcionam alunos com atividades lúdicas

18 de julho de 2017 • André Cruz

Recesso terminou ontem e mais 16 mil estudantes retornaram às salas de aula hoje

Após 16 dias de recesso escolar, os 16.508 alunos do ensino fundamental das 46 escolas da Rede Municipal retornaram às aulas hoje, dia 19/07. Professores, coordenadores e diretores retornaram às atividades ontem para revisarem o planejamento e dar continuidade ao ano letivo. É um momento de reflexão sobre os primeiros meses de aula e o que pode ser aprimorado pedagogicamente no segundo semestre.

Em algumas escolas os alunos foram recebidos com atividades lúdicas e brincadeiras. Na Escola Municipal Professor Luis Claudio Alves, por exemplo, a professora de educação física Gabriela Leme coordenou a brincadeira Desafio do Paraquedas. Segundo a diretora Vanessa Guarda, os alunos se organizaram em equipes. “Eles ficaram distribuídos ao redor de um paraquedas e a professora deu os comandos. A bola ficou no centro do paraquedas e foi jogada ao alto até atingir o teto.  Todos tiveram cinco chances”, explica.

Já na Escola Municipal Professor Décio Miglioranza, os alunos ganharam pirulito com recadinho de incentivo. “Os recados incluem boas-vindas ao retorno às aulas e que todos tenham um excelente semestre”, conta a diretora Cristiane de Godoy.

Quem também recebeu os alunos com atividade lúdica foi a Escola Municipal Professora Elisabeth Consolmagno Cruz. As professoras fizeram a acolhida na sala de aula, com dinâmicas e leituras e, em seguida, entregaram para os alunos um papel, em formato de folha, onde eles escreveram ou ilustraram o desejo deles para o segundo semestre na escola. “Depois disso, eles colaram em um mural coletivo no pátio que se chamará a Árvore dos Desejos, firmando um compromisso de conquistar os desejos levantados”, explica a diretora Juliana Possignolo.

Para a coordenadora geral do ensino fundamental do município, Salvia Medina, a interação por meio de atividades lúdicas nos primeiros dias de aula, entre as crianças e os educadores, é importante para a readaptação à rotina escolar. “A escola se torna praticamente uma extensão de casa, portanto, ao voltar do período de férias, a criança deve ser muito bem recebida, se sentir acolhida e valorizada pelos profissionais da educação”, diz ela.