.: Escolas municipais recebem materiais pedagógicos do programa MenteInovadora

24 de janeiro de 2024 • Ygor Oliveira

As escolas da Rede Municipal de Educação de Piracicaba começaram a receber os materiais pedagógicos que compõem o Programa MenteInovadora, da empresa Mind Lab. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação, fechou parceria com a empresa no final do ano passado, com o objetivo de reduzir as desigualdades educacionais que foram acentuadas durante a pandemia.

A metodologia complementar está alinhada com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e visa auxiliar os estudantes utilizando uma aprendizagem colaborativa. Junto com o material, as escolas estão recebendo manual de orientação para o uso dos recursos nas salas de aula.

As escolas da Rede Municipal de Educação estão recebendo os materiais e realizando a conferência das quantidades distribuídas

Na segunda-feira, dia 29 de janeiro, os professores e supervisores da Rede Municipal de Educação receberão uma formação para aplicação da metodologia com os alunos.

O evento será realizado em dois períodos, às 8h30 e às 13h30, com duração de 2 horas. A agenda será formada por duas palestras. Na primeira hora, o conselheiro da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP – Ribeirão Preto, Mozart Neves Ramos, que falará sobre a importância do socioemocional no processo de aprendizagem. E será seguido pela fala do head de Produtos e Serviços da Mind Lab, Thiago Zola, que esclarecerá como o MenteInovadora atuará no dia a dia das escolas.

As palestras acontecerão no Pecege (rua Cezimbra Giovanoni Moretti, 580, Santa Rosa, Piracicaba), onde serão recebidos cerca de 1.300 profissionais da educação presencialmente, além do público online que acompanhará a transmissão ao vivo.

O PROGRAMA – A partir do início das aulas, em 1º de fevereiro, 21.719 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, que estudam nas 124 escolas da Rede Municipal, serão impactados pelo programa, que tem como foco o desenvolvimento de competências cognitivas, emocionais, éticas e sociais usando ferramentas de metacognição que respaldam o aluno na construção ou reconstrução de seus mecanismos de raciocínio e regulação de suas emoções.