.: Escolas Municipais recebem capacitação sobre a dengue

5 de março de 2024 • Ygor Oliveira

pedagógica do Centro do Controle de Zoonoses, em parceria com o setor Saúde do Escolar.

As primeiras escolas municipais a receberem a capacitação foram a Prof. Elias Boaventura e Prof. Santo Granuzzio. Nas próximas semanas, a capacitação ocorrerá para os docentes das escolas Danilo Sancinetti, Neusa Sueli de Oliveira, Francisco de Almeida Kronka, Osvladir Julio, Bruna Ferreira da Silva, Mário Boscolo, Roberto Damas da Silva, Walter Radamés Accorsi, Ermelinda Adorno, Janaína Elaine de Castro, Olivia de Almeida Carvalho Feres, Rachel de Queiroz, Affonso Salati e Fábio de Souza Maria. A capacitação segue até o mês de maio e ocorre dentro do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). A proposta é que estes professores sejam multiplicadores para os estudantes.

Orientador Pedagógico do CCZ e responsável pela educação em saúde, Márcio Ermida, destacou que o trabalho de capacitação visa promover hábitos preventivos de combate à doença. “As crianças estão em um período cognitivo de ótima apreensão de informações importantes, e também são excelentes multiplicadoras em seus lares. O trabalho de promoção da saúde deve ser constante e adaptado às faixas etárias, criando uma disciplina com o tema proposto.”

AÇÕES CONTINUAM –  Os trabalhos de nebulização e orientação casa a casa continuam com os agentes comunitários de Saúde nas áreas de abrangência das Unidades de Saúde da Família (USFs).

Para o próximo sábado, 09/03, das 8h às 13h, o Mutirão da Dengue estará nos bairros Itapuã e Jardim Planalto, tendo como ponto de encontro o Varejão Municipal, ao lado do Terminal de Ônibus do São Jorge. Na mesma data, mas das 8h às 14h, o arrastão vai passar pelos bairros Jardim Oriente, Serra Verde, Água Branca e adjacências, tendo como ponto de encontro a Igreja Católica do Serra Verde (Av. Edne Rontani Bassetti, s/nº).

Orientador Pedagógico do CCZ e responsável pela educação em saúde, Márcio Ermida, durante capacitação

DADOS – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 01/01 a 05/03 de 2024 foram registradas 5.752 notificações para a dengue com 1.882 casos positivos e nenhum óbito. No mesmo período de 2023, foram 1.435 notificações, 123 casos confirmados e nenhum óbito. Em 2022, foram 1.044 notificações, 63 confirmações, sem óbito.

ATENDIMENTO – Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde mais próximo da sua casa para atendimento médico. Em Piracicaba são mais de 70 unidades abertas (USF, UBS/Crab e UPA) com equipes preparadas para atender e acompanhar os casos suspeitos e confirmados da doença.

DENÚNCIA – Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue, basta registrar solicitação junto ao SIP 156 ou diretamente no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.