Escolas municipais realizam atividades voltadas à conscientização sobre a dengue

1 de abril de 2016 • André Cruz

Passeata, palestra, teatro e pintura foram alguns trabalhos desenvolvidos pelas escolas Professor Fábio de Souza Maria, Professor Doutor Elias Boaventura e Professora Bernadete de Fátima Oliveira

As escolas Professor Fábio de Souza Maria, Professor Doutor Elias Boaventura e Professora Bernadete de Fátima Oliveira realizaram no mês de março diversos trabalhos educacionais com um mesmo objetivo: conscientizar os alunos e a população sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti e suas consequências, como dengue, chikungunya e zica vírus.

Uma das atividades desenvolvidas pelas professoras da escola Professor Fábio de Souza Maria foi a passeata Sensibilização da Comunidade em Relação ao Aedes Aegypt. A caminhada aconteceu dia 4 de março, às 8h, e envolveu alunos do quarto e quinto anos, alunos do Projeto Fanfarra e moradores do bairro Santa Rita. Com cartazes, faixas e instrumentos musicais, chamaram a atenção de toda a comunidade para o problema, percorrendo os arredores da escola.

melo3

melo1

melo2

melo4

Na escola Professor Doutor Elias Boaventura, a equipe elaborou atividades como palestra, teatro, caminhada, desenho, pintura e colagem, nas quais foram abordados conteúdos tratando sobre a doença, os sintomas e as formas de combate a ela. Segundo a diretora Jaqueline Montenari, as atividades foram desenvolvidas de forma lúdica e bastante educativa durante as aulas. “Nosso objetivo é possibilitar que estes conhecimentos sejam divulgados para toda população por meio de nossas crianças”, ressaltou.

elias1

elias2

elias3

elais4

As 100 crianças do maternal I e jardim II da escola Profª Bernadete de Fátima Oliveira também participaram de ações sobre o combate ao mosquito Aedes. As turmas assistiram à apresentação de teatro, montaram o mosquito com materiais recicláveis com a ajuda dos pais e fizeram passeata em combate à dengue no dia 29/03, com saída da própria escola, às 8h15min.

Um dos teatros foi realizado pelos profissionais da Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) da Vila Industrial, e o outro foi feito pelas professoras da própria escola com o tema “Páscoa e Dengue”. Segundo a diretora Evanilda Clemente durante todo o ano de 2015 a unidade realizou trabalhos voltados à conscientização sobre a dengue. “E desta vez fizemos um teatro unindo a páscoa com a doença, tornando a história mais produtiva ainda. O que eles aprendem aqui, levam para casa ensinar os pais”, ressalta ela.

berna3copia

berna2copia

berna4copia

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}