Escolas municipais e estaduais recebem kit educativo de prevenção ao Aedes aegypti

21 de março de 2016 • André Cruz

União entre iniciativa privada, pública e universidade mostra a importância da conscientização na eliminação de criadouros do mosquito

No início do mês, o Prefeito Gabriel Ferrato e os secretários municipais de educação e saúde, Angela Corrêa, e Pedro Mello, respectivamente, receberam da multinacional Mérieux NutriSciences Kits educativos “Todos Contra o Aedes”, que serão distribuídos a todas as escolas municipais e estaduais de Piracicaba, atingindo mais de 66 mil alunos. A ação é uma união de esforços entre a empresa, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Zoonoses de Piracicaba (CCZ) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) – Campus de Rio Claro.

O kit educativo “Todos Contra o Aedes” mostra todas as fases de vida do mosquito para que seja utilizado em sala de aula com os alunos, juntamente a um guia de orientação desenvolvido pela coordenadora do Laboratório de Vetores e Pragas da Mérieux NutriSciences, Cristiane Matavelli, em parceria com a Zoonoses de Piracicaba. O guia explica passo a passo a origem do mosquito, como ele se reproduz, como é possível combatê-lo, qual é a função do mosquito na transmissão de doenças, mitos e verdades sobre o Aedes aegypti, assim como sobre os vírus da Dengue, Zika e Chikungunya.  Para compor o kit, a Unesp de Rio Claro doou o líquido de conservação utilizado em cada fase do Aedes aegypti.

Foto: Fernanda Schmidt

DSC_4563

“Sempre nos preocupamos com a questão da Dengue e de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e desde o início de nosso mandato intensificamos e ampliamos o combate ao mosquito. Apesar disso, sempre buscamos novas alternativas para o combate e a prevenção ao vetor, como, por exemplo, a experiência com o Aedes do Bem e o monitoramento em tempo real do mosquito. A doação da Mérieux NutriSciences tem importância no sentido de que a educação e a conscientização de todos, principalmente de nossas crianças, são os pilares da prevenção, que deve ter como foco a eliminação de qualquer coisa que possa acumular água e se tornar um criadouro do Aedes aegypti“, discursou Ferrato.

De acordo com a Secretária Angela, a rede municipal já vem desenvolvendo um trabalho  intenso de orientação que será reforçado com o Kit de qualidade.  “34 mil alunos vão poder ter acesso. Serão distribuídos em 85 escolas de Educação Infantil e 46 de Ensino Fundamental. Os kit serão usados em sala de aula pelos professores”, informa.

DSC_4418

DSC_4434