Escolas no Vida Nova vão atender mais de 800 crianças

7 de novembro de 2019 • André Cruz

A SME (Secretaria Municipal de Educação) definiu que a escola que está em construção no bairro Vale do Sol, próximo ao conjunto habitacional Vida Nova, vai atender alunos da pré-escola (4 e 5 anos) e o primeiro ciclo do ensino fundamental (6 a 10 anos), num total de 681 alunos. Essa medida foi adotada para permitir que a creche que também está em construção no mesmo bairro atenda somente crianças de 0 a 3 anos. Essa escola de educação infantil terá capacidade para atender cerca de 150 crianças.

A EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) “Vida Nova” atenderá 141 crianças na pré-escola e 540 no ensino fundamental. Terá doze salas de aula, das quais oito serão destinadas ao ensino fundamental e quatro salas destinadas à pré-escola. A escola contará com laboratório de informática, sala de leitura, sala de estudo para professores, cozinha, refeitório, auditório, quadra poliesportiva, sanitários e estacionamento.

A escola é construída por meio do programa Minha Casa Minha Vida com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, que cedeu o terreno. O investimento é de R$ 5.469.863,63.

Para o funcionamento da unidade serão necessários um diretor, um professor coordenador, dez professores de ensino fundamental, parte já contratada, três professores de educação infantil, parte já contratada, um professor de educação física, um secretário de escola, já contratado, escriturário, dois orientadores de alunos, já contratados, um auxiliar de ação educativa, cinco funcionários de serviços gerais e um zelador.

A secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, visitou a construção na quinta-feira, 24/10, acompanhada da diretora do departamento de Planejamento da SME, Nély Guidolin Lima, das supervisoras de Educação Infantil, Sandra Perina, e Ensino Fundamental, Salvia Medina, e equipe técnica da secretaria.

Fotos: Fernanda Schmidt

Uma semana depois, no dia 31, outra equipe da secretaria, formada por funcionários dos setores de alimentação escolar, educação física, manutenção, entre outros, voltou à escola. O objetivo foi fazer um levantamento de materiais que ainda serão necessários para o pleno funcionamento da escola.

“A expectativa é que o prédio seja concluído até dezembro. Já estamos providenciando a compra de materiais como cadeiras e mesas, computadores, ventiladores, bebedouros, e outros equipamentos necessários para que a escola esteja em condições de receber os alunos no primeiro semestre do ano que vem”, disse.

A secretária lembra ainda que essa escola vai atender também a pré-escola para que a creche em construção no mesmo bairro atenda apenas crianças de 0 a 3 anos. “Com esse planejamento, conseguiremos atender mais crianças que necessitam de creche naquela região”, explicou.

A creche terá oito salas, berçário, fraldario, sanitários/vestiários acessíveis, cozinha, lactário, refeitório, pátio coberto, lavanderia, diretoria, secretaria, recepção, entre outros. O investimento é de R$ 1.977.985,91. Os recursos são provenientes do Governo do Estado, por meio do FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação).  A expectativa é que a EMEI esteja concluída e entre em funcionamento também no final do primeiro semestre de 2020.

Essa será a 90ª escola de Educação Infantil do município e a EMEIEF será a 47ª que atenderá o Ensino Fundamental.