Escolas da Rede têm investido na relação com as famílias e comunidade

30 de março de 2017 • André Cruz

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. O trecho citado trata-se do artigo 205 da Constituição Federal, que além de ratificar a educação como um direito de todos, reconhece que a tarefa de sua promoção e incentivo cabe à sociedade. Nesse sentido, a família e a escola são instituições que juntas podem melhorar as condições de aprendizagem, oferecendo suporte emocional e social necessário à aquisição do conhecimento.

As escolas da Rede Municipal têm trabalhado no estreitamento da relação família/escola. A proximidade, credibilidade e a transparência da relação tem sido vital para o desenvolvimento do trabalho nas unidades escolares, aproximando também as crianças da escola que observam a relação de harmonia e respeito entre escola e comunidade.

É o caso da Escola Municipal de Educação Infantil Profº Josepha Fernandes Rotta, que a cada ano tem fortalecido a relação com os pais das crianças.  Segundo a diretora Ana Paula Raizer, os pais demonstram interesse pelas ações e se envolvem nos projetos apresentados. “Sentimos respeitados e valorizados pela comunidade. Acreditamos que este estreitamento dos pais para com a escola é de grande relevância, pois as crianças se sentem valorizadas e integrantes do grupo. Demonstram mais interesse nas produções diárias e sentem prazer de virem para a escola” opina

Plantio_de_rvores_Escola_e_Comunidade_Custom_copia

Escola Fábio de Souza: plantio de árvores com a comunidade

Na Escola Municipal de Educação Infantil Antônio Domingos de Camargo, a relação com os pais é sempre pautada em diálogo, transparência e confiança. Com a ajuda da comunidade, a escola já arrecadou este ano 120 garrafas pet para a Campanha dos Lacres e deu continuidade à campanha ecológica de esponjas e escovas usadas (Scoth Brite). Além disso, de acordo com a diretora Liliane Colina, a escola adotou o ano passado a veiculação de um jornal mensal próprio, no qual constam assuntos importantes voltados à educação infantil com ênfase às situações cotidianas.

“No jornal há registros de eventos internos, fotos, agradecimentos e aniversariantes do mês. Notamos que essa ferramenta estreitou os laços e aproximou ainda mais a comunidade e a escola, e consequentemente, nossas crianças só tiveram a ganhar, demonstrando estarem felizes e podendo ser criança respeitada e valorizada em tempo integral”, conta.

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Profº Renato Passeri, Juliana Rombaldo, conta que uma das metas para este ano letivo é aumentar ainda mais o envolvimento das famílias na escola, devido aos resultados positivos que a unidade obteve em 2016 com a inauguração do Projeto: escalada no parque.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº Fábio de Souza Maria, também se destaca pela excelente relação com os pais dos alunos. “Nossa Comunidade tem sido parceira, extremamente participativa em todos os aspectos possíveis e necessários e nos auxilia em muitos projetos e ações. A começar pelo Conselho de Escola​ que é constituído por pessoas que buscam sempre o melhor para nossos alunos e com a concepção de totalidade”, diz a Sandra de Souza, diretora da unidade. Ao atender 541 alunos, temos um contingente de mais de 2 mil pessoas para conviver e atender. Essa não é uma tarefa simples, mas a cada ano o estreitamento dos vínculos tem possibilitado grandes conquistas e construções”, acrescenta.

jornal_escola

Jornal mensal da Escola Antonio Domingos de Camargo