Escolas da Rede Municipal são classificadas no Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente

26 de outubro de 2021 • Ygor Oliveira

EMEFs Professor Luis Cláudio Alves e EMEF Professor Joaquim Carlos Alexandrino de Souza seguem para etapa nacional, no dia 25/11

Duas escolas da Rede Municipal de Ensino – a EMEF Professor Luis Cláudio Alves e a EMEF Professor Joaquim Carlos Alexandrino de Souza – foram classificadas no Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2021. O anúncio foi feito na quinta-feira, 22/10.

Em sua 29ª edição, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente trouxe o olhar da ciência para assuntos presentes no cotidiano com o tema O Desafio do Lixo – Como Podemos ser mais Sustentáveis?, e contou com a participação de 42 escolas estaduais e municipais da região de Piracicaba.

A EMEF Professor Luis Cláudio Alves, no Jardim Primavera, ficou em 1° lugar na categoria Mirim 1, com o projeto Lixo? Não! Experiências Estéticas: Processo de Criação e Imaginário. No projeto foi desenvolvido um estudo pelos alunos sobre o modo de descarte de lixo domiciliar e elaboração de propostas para reduzir a produção de lixo, criando uma rotina sustentável. Os alunos tiveram a participação das famílias em casa, colocando em prática as propostas de diminuição do lixo e também fizeram a reutilização de alguns materiais em atividades desenvolvidas na escola.

Trabalhos com materias reutilizados feitos pelos alunos da escola Luis Cláudio Alves

O projeto levou para a casa dos alunos o questionamento sobre a produção do lixo e como podemos diminuí-lo. Os alunos elaboraram medidas como o consumo de produtos com embalagens maiores para diminuir a quantidade de lixo produzida e a coleta seletiva, para direcionar o descarte corretamente”, explicou Jéssica Bárbara Gil de Toledo Dantas, coordenadora pedagógica e uma das coordenadoras do projeto.

A EMEF Professor Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, do Caxambu, com o projeto Menos Lixo, ficou em 3° lugar na categoria Mirim 1. O projeto desenvolvido pelos alunos do 2° ano B criou um informativo para promover a diminuição do consumo de papéis-toalha na escola. Segundo o professor coordenador do projeto, Filipe Salvetti, desde que as aulas voltaram a ser presenciais e devido aos protocolos do combate ao Covid-19, os alunos vêm lavando as mãos mais vezes e gastando muito papel.

Aviso foi colocado nos lugares em que as crianças lavam as mão e nos banheiros.

Os avisos foram desenvolvidos em classe junto com os alunos para reduzir o consumo de papel. Eles são bem visuais para facilitar o entendimento. Os avisos foram colocados em lugares estratégicos da escola e nós, professores, também orientamos os alunos na hora de lavar as mãos, para que sejam lavadas corretamente e sem desperdício de papel”, explicou o Salvetti.

Os projetos seguem agora para a etapa nacional e os resultados serão divulgados até 25/11.