Escolas conscientizam funcionários, pais e alunos contra o desperdício de água

6 de fevereiro de 2014 • André Cruz

Já no primeiro dia de aula, 3 de fevereiro, a direção das escolas municipais alertaram funcionários, pais e alunos contra o desperdício de água, devido à falta de chuva e a vazão do Rio Piracicaba, que na segunda-feira,  era de 19,3 metros cúbicos e nível de 0,99 metro, a mais baixa em 50 anos.
Preocupada com as notícias que têm sido veiculadas sobre a problemática da água na região, a E.M. Professora Olívia Caprânico, Mário Dedini, que desenvolve projeto de consciência ambiental e sempre estimulou o consumo consciente da água, tomou algumas medidas para que funcionários e alunos reflitam e busquem reduzir o consumo de água.

“Nossa equipe de Serviços Gerais foi orientada a evitar a lavagem do piso e as professoras realizam trabalho reflexivo de rodas de conversa e leitura de jornais com os alunos, discutindo as causas e consequências do mau uso da água, incentivando-os a reproduzir em suas casas as informações e orientações obtidas aqui”, explica a coordenadora pedagógica Janinne Athanasio.

As mudas recém-plantadas na E.M. Professor Décio Miglioranza, Ártemis, que precisam ser constantemente regadas, passarão a receber água das seguintes maneiras: pelo gotejamento com garrafa pet, que mantem as mudas sempre úmidas, e pela água utilizada para lavar os banheiros e o pátio, quando necessário, segundo a diretora Cirlene Santos.

Já a E.M. Maria Guilhermina Lopes Fagundes está desenvolvendo o projeto “Minha água, minha vida!”, “na qual as famílias, crianças e funcionários vêm sendo conscientizados a evitar o desperdício”, conta a diretora Juliana Rombaldo da Silva. As Escolas Municipais Tirza Regina de Oliveira Orsini Moretti, Professor Luiz de Siqueira, Professor Thales Castanho de Andrade, João Oriani, Professora Antonia Benedita Eugênio, entre outras, estão trabalhando o tema com alunos e crianças.

Fotos enviada pela E.M. Professor Décio Miglioranza

DSC02313_2