Comemoração ao Dia da Criança

15 de outubro de 2013 • André Cruz

Passeio ciclístico em comemoração ao Dia da Criança
Dois quilômetros foram percorridos por alunos, funcionários, pais e comunidade

Um passeio ciclístico com direito a bicicletas decoradas e trio elétrico. Os alunos da Escola Municipal Francisco de Almeida Kronka, do bairro Residencial Eldorado, trocaram as salas de aula pelas ruas na manhã do dia 11. A atividade marcou o encerramento das comemorações alusivas ao Dia da Criança que a escola vinha realizando desde o dia 7 de outubro. A Secretaria de Educação e a SEMUTTRAN (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte) apoiaram o evento.

Além dos 180 alunos, funcionários da unidade, pais e comunidade também participaram do passeio que teve o seguinte trajeto: a saída, marcada para às 8h, deu-se à rua Candido Mota, que dá acesso à escola, em seguida a turma pedalou rumo à avenida Eurico Gaspar Dutra, lateral à Universidade Metodista de Piracicaba, seguiu pela Avenida Lourenço Filho, passou pela rua Joaquim Perezini e retornou pela mesma rota, totalizando 2Km. Crianças de patins e a pé também acompanharam a divertida trajetória.

“Com este evento reforçamos os estudos realizados em sala de aula sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com relação ao direito ao lazer e à saúde, praticando atividade física, buscando, assim, melhor qualidade de vida”, explicou a diretora Luciane Santos. Ao retornar à unidade os alunos foram recepcionados com deliciosos picolés.

Fotos: Fernanda Schmidt

_FER5217

_FER5231

_FER5293

_FER5301

Escola faz Semana da Criança divertida

Os alunos da E.M. Professora Heloisa Helena Azanha Naime, Parque Piracicaba, tiveram uma semana bem diferente. De 7 a 11 de outubro, a unidade preparou várias atividades em comemoração ao Dia da Criança.

Segundo a diretora Andréia Silveira Campos, a semana divertida incluiu sorvetes, gelatina, pudim de chocolate, algodão doce e brinquedos como balão pula-pula, piscina de bolinhas, cama elástica e entrega de bolas e saquinho surpresa para os154 alunos.

“Gostaríamos de agradecer a comunidade e pais que participaram do bazar e promoção das pizzas, pois com a arrecadação conseguimos fazer uma semana diferente para nossos alunos”, disse.

PA080151_2

PA150026_2

PA150039_2

Em comemoração ao Dia da Criança, escola leva alunos ao cinema

Brincadeiras e atividades divertidas marcaram a semana da criança na E.M. Profª Nair Libardi, Vila Sônia.  A segunda-feira, dia 7, já começou com muitas brincadeiras na cama-elástica, pula-pula, piscina de bolinhas e algodão doce.

A fantasia tomou conta da festa na terça-feira com a “presença” de fadas, princesas e super-heróis. Já na quarta-feira foi dia do piquenique com guloseimas que crianças adoram. O passeio dos alunos aconteceu na quinta- feira com a ida ao cinema do Shopping Piracicaba para a sessão do filme “Meu malvado favorito 2”. “Os olhinhos das crianças brilhavam ao entrar na sala do cinema, pois, para muitos, era a primeira vez”, contou a diretora Aline Ambrosano.

E para encerrar a semana de comemorações, na sexta-feira, 11, houve apresentação de duas peças teatrais: o musical “Chapeuzinho Vermelho”, interpretado pelas crianças do Jardim I integral, sob a orientação das professoras Sueli e Mariane e a história “A Cigarra e a Formiga”, interpretada pelas crianças do Jardim II integral e parcial que ficam sob a responsabilidade das professoras Ana Paula e Ana Lúcia. “Neste dia as crianças também foram presenteadas com bolas, brinquedos e doces confeccionados pelas próprias professoras”, informou a diretora Aline.

Além dos alunos, as professoras e os demais funcionários também foram homenageados pela e dedicação e competência, segundo a diretora. A equipe da escola foi presenteada com um delicioso café da manhã, antecipando o Dia do Professor, comemorado em dia 15 de outubro.

DSC00412_2

DSC00489_2

DSC00566_2

DSC04753_2

DSC04808_2

Oficinas marcam a Semana da Criança

Como parte da programação da semana das crianças, a E.M. “Profa. Ilda Jenny Stolf Nogueira” realizou uma Oficina de Brinquedos no sábado, 5 de outubro.

Na ocasião, foram feitas oficinas de pipa, pintura e bilboquê, brinquedo antigo que consiste em uma esfera de madeira ou de forma semelhante, com um orifício central e presa por uma corda numa espécie de suporte. As atividades envolveram toda a equipe da escola, pais e alunos.

“O objetivo desse evento foi promover a integração entre a escola e a família e resgatar a importância do brincar”, explica a diretora Vanessa Delucca. Além das oficinas, houve apresentações dos alunos do 2º e do 5º Anos com o tema da Paz por meio de poemas, jograis e músicas.

Teatro e contação de histórias na Semana da Criança

As professoras da EM Profª Eliana Rodella, no bairro São Jorge, mostraram todo o talento durante a apresentação das peças teatrais “A casa sonolenta” e “A galinha ruiva”, para todas as crianças da escola, durante a semana da criança. As atividades são parte do projeto “Literatura em diálogo com outras artes”.

Segundo a diretora Maria Ângela, a sugestão partiu das próprias professoras, que capricharam no figurino. “O teatro é um importante recurso didático e contribui para o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança; leva a criança a desenvolver a imaginação, a vivenciar emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa”, opina.

Contação de História – Em outro momento, a professora Luana foi a “contadora de história”. O figurino e a dramatização chamaram a atenção das crianças, que motivadas, interagiram com as histórias o tempo todo.

A_Casa_Sonolenta_2

A_Galinha_Ruiva_2