SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Escola recebe projeto “Semeando”

25 de abril de 2018 • André Cruz

Grupo Furlan realizou plantio de mudas de árvores frutíferas e espécies da Mata Atlântica

A EM Professora Janaína Elaine de Castro, no bairro Taquaral, foi beneficiada nesta terça-feira (24) com o projeto “Semeando”, idealizado e desenvolvido pelo Grupo Furlan, de Santa Bárbara d´Oeste. A ação consiste no plantio de mudas de árvore.

De acordo com a empresa, um dos objetivos do projeto é levar o tema ambiental para as crianças de escolas municipais, estaduais e particulares de uma forma diferente, com ações que promovam a interação da criança e o contato direto com as temáticas ambientais: água, solo e plantas.

Esse projeto em especial, que foi realizado na Escola, surgiu com a ideia da professora Monique Possignolo Giacomini que tinha conhecimento de alguns trabalhos do Grupo Furlan. Ela observou que a escola tem uma grande área verde e o plantio de árvores poderia proporcionar sombra para as crianças brincarem no parque.

Assim, a proposta foi levada à diretora da escola Maria Paula Etore do Valle, que, juntamente com a supervisora Maria da Graça Victorino de Paula, se reuniu com um representante da empresa para conhecer a proposta para, finalmente, decidir pelo plantio junto com as crianças.

As espécies frutíferas plantadas foram: pitanga, ameixa e goiaba. Também foram plantadas espécies nativas da mata Atlântica: Ipê Branco, Aroeira, Jacarandá Mimoso e Sibipiruna. Além do plantio de árvores, foram distribuídos 50 livros infantis: Vagalume Vermelhão e Futebol dos Bichos.

“Projetos como esse, que unem a iniciativa privada, setores do poder público e comunidade, nesse caso as crianças e professores, vêm para somar esforços e tentar ao menos contribuir para a construção de um mundo melhor, o que deixamos aqui com esse plantio será num futuro próximo a beleza das mudas, flores e frutos, para que as crianças e professores possam desfrutar de bons momentos vividos na sombra das árvores, o que é sempre bom, ainda mais se for lendo um livro” disse o coordenador em projetos de sustentabilidade do Grupo Furlan, Jerry Willians de Morais.

A diretora da escola destacou a importância da iniciativa por despertar nas crianças, desde cedo, a conscientização e valorização do meio ambiente. “Foi uma manhã maravilhosa, momento que as crianças e equipe escolar puderam conhecer, participar e vivenciar esse contato direto com a natureza, onde cada turminha realizou o plantio de sua árvore. Ver a alegria no olhar de cada criança é um momento maravilhoso para nós educadores que buscamos transmitir dia a dia a importância de cuidarmos, ajudarmos uns aos outros, bem como o cuidado com nosso ambiente”, disse Maria Paula.

Fotos: Fernanda Schmidt

O Grupo Furlan plantou somente nos últimos 12 meses mais de 54 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica nas APPs – Área de Preservação Permanente nos municípios de Santa Bárbara d’Oeste, Piracicaba, Nova Odessa e Monte Mor, e segue com projetos relacionados a Sustentabilidade com os temas cultura, esportes, meio ambiente, água, nas comunidades onde atua.

‹ voltar