Escola recebe oficialmente nome Professor Francisco Benedicto Libardi

23 de março de 2018 • André Cruz

A Escola Municipal de Ensino Fundamental da Vila Cristina foi oficialmente denominada “Professor Francisco Benedicto Libardi”, em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (23).

A escola é resultado do desmembramento da Escola Municipal Hide Maluf Júnior, que até 2014 atendia pouco mais de mil alunos nos ensinos infantil e fundamental. Com o objetivo de continuar prestando ensino de qualidade, a Prefeitura optou por separar as etapas de ensino em duas unidades escolares. O prédio foi então dividido e reformado. Atualmente, a escola atende 676 crianças de seis a dez anos do 1º ao 5º ano de ensino.

“Para ser patrono de uma escola é preciso ser um exemplo de vida na área da educação e o professor Francisco Benedicto Libardi foi, realmente, esse exemplo. Ter escolhido o nome dele para patrono, com certeza, é um exemplo maravilhoso para as crianças” disse a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, que representou o prefeito Barjas Negri, impossibilitado de comparecer em decorrência de um problema de saúde.

“Nós agradecemos, primeiramente, à comunidade por ter nos auxiliado sempre. A gente agradece a todos vocês, todos os dias pela parceria. Com apoio da Secretaria Municipal de Educação nós estamos sempre propiciando a vocês o melhor”, disse a diretora Graziela Dorta Ribeiro.

A homenagem ao professor foi sugerida pelo vereador André Bandeira autor da lei número 8.167 de março de 2015, aprovada pela Câmara de Vereadores. “É um grande prazer eu poder ter feito essa propositura. É uma iniciativa minha, mas aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Barjas Negri. Hoje é inaugurada oficialmente essa escola de uma forma tão bonita, com tanta gente participando”, disse o vereador.

“Foi uma emoção muito grande para nossa família receber essa homenagem ao meu pai que hoje, oficialmente, dá o nome à escola. Meu pai foi um educador. Ele dedicou a vida toda dele à educação. Era um idealista, uma pessoa que amava aquilo que fazia e eu fico emocionado de ver uma escola tão bonita, como a diretora Graziela mostrou, com tantas crianças, com uma qualidade tão boa. Eu só posso dizer que o espírito do meu pai está presente com vocês aqui e ele vai dar força para vocês continuarem no caminho da coisa mais bonita que existe que é o caminho da educação”, disse o médico Mario Ernesto Libardi, filho do homenageado.

Fotos: Justino Lucente

HOMENAGEADO – Francisco Benedicto Libardi nasceu em 4 de outubro de 1928, no município de Saltinho, na época, distrito de Piracicaba. Ministrou aulas de latim, grego, literatura e língua portuguesa. Professor secundário efetivo por concurso da rede pública do Estado de São Paulo, trabalhou nas cidades de São Manuel, Nova Granada, Ibitinga, Santa Bárbara D´Oeste e Piracicaba. Foi eleito vereador em Santa Bárbara D´Oeste em 1963. Em Piracicaba, Libardi foi secretário de Governo na gestão do então prefeito Antônio Carlos de Mendes Thame (1993-1996) e presidente do Fundo Social de Solidariedade, além de atuar na organização da Festa das Nações. Faleceu em 5 de junho de 2013, aos 84 anos.