Escola Municipal recebe R$ 10 mil do Instituto Arcor

14 de agosto de 2013 • André Cruz

A E.M. Professor Santo Granúzzio, bairro Chapadão, teve mais um projeto aprovado pelo Instituto Arcor, que desenvolve pela primeira vez o Programa “Escola em Movimento”. A partir deste mês, agosto, o projeto escolar “A Arte de Brincar e Aprender” fará parte da vida dos 213 alunos, de 6 a 10 anos, matriculados na unidade. O desenvolvimento do projeto segue até dezembro do ano que vem.

A diretora da escola, Elisângela Braga, explica que o projeto tem como objetivo proporcionar, através de jogos e brincadeiras, o desenvolvimento de habilidades e competências sociais, motoras, emocionais e cognitivas, a fim de atingir uma aprendizagem significativa, favorecendo a inclusão do aluno na sociedade.

Ainda segundo Elisângela, dois outros projetos da unidade já foram aprovados pelo Instituto Arcor anteriormente. O Programa “Minha Escola Cresce” aprovou o Projeto “Jogamática”, em 2008, com o valor de R$ 4 mil reais e o Projeto “Novas formas de ver entender a matemática”, em 2012, com o valor de R$ 5 mil reais.

“A escola vem elaborando e desenvolvendo projetos que tem contribuído para melhorar o desempenho da unidade, que passou do primeiro IDEB 3,8 em 2007 para 5,6 em 2011”, informa a Secretária de Educação Angela Jorge Corrêa.

Investimentos – Ao elaborar o projeto, a equipe da escola já define onde será aplicado o dinheiro. Desta vez, a unidade investirá na formação da equipe docente e equipamentos. “Três mil reais serão investidos em um profissional que trabalhará com a equipe docente sobre a importância dos jogos para o ensino da matemática”, informa a diretora Elisângela. “Compraremos, também, vários jogos, impressora a laser colorida, rádio portátil, ente outros”, completa. De acordo com ela, além da contribuição em dinheiro, o Instituto Arcor acompanha as atividades realizadas na escola e os encontros para a socialização dos projetos.

Missão – O Instituto Arcor promove programas que visam melhorar o trabalho das escolas, contribuindo para que a educação seja uma ferramenta de igualdade e de oportunidades para as crianças e adolescentes.  O “Escola em Movimento” procura apoiar projetos escolares que contribuem para a criação e/ou fortalecimento de espaços, tempos e condições socioeducativas favoráveis para a promoção do brincar e dos hábitos de vida ativa nas crianças a partir de uma perspectiva que integre a diversidade de experiências culturais.