.: Escola Municipal Joaquim Carlos é classificada em prêmio internacional

20 de março de 2023 • Ygor Oliveira

O último domingo, dia 19/03, foi de festa na comunidade da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza. A unidade, localizada no Jardim Caxambu, recebeu a confirmação da classificação nas categorias inovação, ação ambiental, superar adversidades e apoiar vidas saudáveis do World’s Best School Prizes 2023 – Prêmio de Melhores Escolas do Mundo – com o projeto Lugar De Lixo Não é No Chão… Tenha Mais Educação!.

Realizado desde 2022 pela T4 Education e BVU Ventures Ltda e outros importantes parceiros, como a American Express e a Fundação Lemann, o prêmio tem como objetivo mostrar a excelência nas escolas que ajudam a transformar a educação. Se vencedora, a unidade poderá ganhar até US$ 250 mil por categoria, devendo ser investido em melhorias na estrutura escolar e na aquisição de equipamentos e materiais.

A professora Ana Lydia Costa Gouveia conta aos alunos a novidade da seleção do projeto que realizaram em 2022 ao prêmio internacional.

Realizado com base nas premissas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Currículo da Rede Municipal e aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU – Agenda 2030, o projeto Lugar De Lixo Não é No Chão… foi desenvolvido pelos 96 alunos dos 2°s anos de Ensino Fundamental da EM do Jardim Caxambu em 2022, tendo como desafio principal a preocupação com o descarte de resíduos sólidos no entorno da escola e na praça Jose? Francisco Coimbra Neto, localizada ao lado da unidade.

Por meio do trabalho transdisciplinar, proposto pela abordagem Steam, das áreas de ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática, foram elencados os objetivos propostos com a execução do projeto, como a realização de coleta seletiva nos espaços, a identificação dos materiais que são feitas as embalagens e o descarte adequado na lixeira correspondente, a redução do impacto ambiental dos resíduos com a coleta seletiva, dentre outros construídos para a execução interna na EM Joaquim Carlos.

O projeto teve como desafio principal a preocupação com o descarte de resíduos sólidos no entorno da Escola Joaquim Carlos Alexandrino de Souza e na Praça Jose? Francisco Coimbra Neto.

Com o brilho nos olhos e a paixão pela Educação, a professora Ana Lydia Costa Gouveia, uma das responsáveis pela execução do projeto e pela inscrição no prêmio, destacou a importância desse reconhecimento ao trabalho desenvolvido na sala de aula. “Essa classificação foi importante para que eles percebam que a escola é um local de aprendizagem, mas também divertido. Que conhecer, ler e escrever faz a diferença na nossa vida e que a gente consegue mudar o amanhã com pequenas atitudes. No momento que contei a eles da classificação, eles ficaram extremamente orgulhosos, também, por perceberem que práticas deles estão sendo recompensadas, incentivando que continuem trilhando esse caminho”, pontua.

Além da classificação do trabalho nas esferas internacionais, a professora Ana Lydia Costa Gouveia está entre os 70 finalistas ao Prêmio Educador Transformador 2023.

A gestora da EM Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, Giovana Franchi, destacou a alegria e o orgulho de contar com esse importante reconhecimento do trabalho em equipe desempenhado pelo time da unidade. “É algo que vai mostrar para todos que é possível. É possível que uma escola da Prefeitura fazer um trabalho que tenha esse reconhecimento. Só o fato de termos sido selecionados a participar do prêmio já quer dizer que o nosso trabalho está sendo reconhecido não só aqui, mas mundialmente”, frisa.

A diretora Giovana Franchi destacou a alegria e o orgulho de contar com esse importante reconhecimento do trabalho em equipe desempenhado pelo time da unidade.

“Que essa atuação sirva de exemplo para todas nossas escolas para destacar que é possível. Com a união de esforços e com todos trabalhando pela qualidade da educação ofertada aos nossos alunos é possível que as escolas públicas, principalmente da nossa Rede, colham esses importantíssimos resultados. Parabenizo toda a equipe da Escola Joaquim Carlos pelo importante trabalho que desempenham e a todos os envolvidos em mais este projeto vencedor”, congratula o secretário municipal de Educação, Bruno Roza.

IDEB 2021 – Atendendo pouco mais de 700 alunos, a unidade do Jardim Caxambu também foi destaque com as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021. No índice divulgado em setembro de 2022 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a unidade, ao lado da EM. Ilda Jenny Stolf Nogueira, figurou entre as 20 melhores escolas do Estado de São Paulo, e está entre as primeiras colocadas da Rede Municipal de Educação de Piracicaba, somando 7,9 pontos no ranking.

PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR – Além da classificação nas esferas internacionais, pela execução do projeto Lugar De Lixo Não É No Chão… Tenha Mais Educação!, a professora Ana Lydia Costa Gouveia está entre os 70 finalistas ao Prêmio Educador Transformador 2023, na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Foram inscritos ao todo 658 projetos desenvolvidos por professores de todas as partes do Brasil, e a iniciativa de Piracicaba, idealizada pela professora Ana Lydia foi selecionada para a fase final da premiação. “Tenho a sorte de ter um trabalho que gosto. Todo dia em que entro na sala de aula eu imagino que, o que eu faço com eles vai mudar o mundo, sei do impacto que geramos na sociedade como um todo. É maravilhoso”, finaliza a educadora.