.: Escola Municipal do Jardim Gilda conquista prêmio nacional da Fundação Arcelormittal

22 de novembro de 2022 • Ygor Oliveira

A Escola Municipal Profª Antônia Benedita Eugênio, localizada no Jardim Gilda, foi a vencedora do Prêmio Liga Steam, realizado pela Fundação Arcelormittal, que teve a participação de 1.400 professores e mais de 1.800 projetos de todas as regiões do Brasil. A escola, que é mantida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), recebeu como prêmio a implementação de um laboratório de tecnologia e inovação na escola avaliado em R$ 340 mil. O anúncio aconteceu ontem, 21/11, no Museu do Amanhã, na cidade de Rio de Janeiro.

A escola foi a vencedora na categoria Ensino Fundamental e, além do prêmio em dinheiro, também recebeu troféu, um evento recreativo e educativo, que será realizado com os estudantes premiados, e kits-presente para educadores e estudantes da turma premiada.

O projeto vencedor, denominado Super Arquitetos do Lazer em Defesa da Sustentabilidade, foi realizado pela turma do 5º ano, sob a responsabilidade da professora Karina Trevisan Fernandes Ferraz, com coautoria do diretor da unidade, Bruno Sergio de Oliveira. A ideia central do projeto foi a criação de uma praça pública de área comum para os moradores e os alunos do entorno da escola, por meio da revitalização de um terreno ao lado da unidade escolar, que encontra-se abandonado e com lixo espalhado. Por esse local passam moradores do bairro e também os alunos da unidade.

O diretor Bruno Oliveira e a professora Karina Ferraz, da E.M. Profª Antônia Benedita Eugênio, receberam o prêmio em cerimônia no Museu do Amanhã

Emocionado, o diretor Bruno Sergio de Oliveira recebeu o prêmio e enalteceu o trabalho realizado. “Quero agradecer a todos os envolvidos. À professora Karina, que teve um papel fundamental nessa conquista, aos nossos alunos que se empenharam em desenvolver esse projeto, que mostra que todos somos capazes. Esse projeto foi desenvolvido com alunos de uma sala de recuperação. Muitos não acreditavam no seu potencial. Hoje fomos premiados pelo nosso trabalho e eles pelo esforço, por mostrarem que são capazes e que com ajuda e orientação podem, sim, conseguir resultados e chegar onde eles quiserem”, comemorou.

Karina Trevisan Fernandes Ferraz, orientadora do projeto, lembrou que o projeto vencedor foi apresentado ao prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, ao secretário de Educação, Bruno Roza, e para vereadores do município e tem chances de ser, de fato, executado. “Os alunos criaram uma maquete linda, que foi apresentada. Foi muito gratificante desenvolver este projeto, pois trabalhamos com uma turma de recuperação. E esse desenvolvimento mostrou a eles que são capazes de realizar grandes feitos”, reforçou Karina.

Maquete do projeto vencedor, denominado Super Arquitetos do Lazer em Defesa da Sustentabilidade.

ENTRE OS 10 MELHORES – Mais dois projetos de outra escola municipal de Piracicaba ficaram no Top 10 do Prêmio Liga Steam. Eles foram desenvolvidos pelas turmas do 2° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, localizada no Jardim Caxambu, sob o tema Lugar de Lixo não é no Chão… Tenha mais Educação!. Os alunos foram orientados pelas professoras Ágatha Battonyai Valeriano, Ana Lydia Costa Gouveia e Aline Juliani de Oliveira.

“Estamos muito contentes com o desempenho de nossas escolas. Este prêmio coroa um trabalho magnífico que nossos educadores estão realizando por meio das formações Steam. A parceria com a Fundação ArcelorMittal vem trazendo grandes frutos e, em nome de todos os nossos servidores capacitados, agradeço pela parceria e oportunidade. Torcemos muito por esse prêmio e espero que nos próximos possamos mostrar o nosso bom trabalho novamente”, ressaltou o secretário de Educação, Bruno Roza.

CAPACITAÇÃO – O Prêmio Liga Steam é um projeto-piloto da Fundação ArcelorMittal, o qual tem o intuito de desenvolver áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, as quais são interligadas em atividades dentro e fora da sala de aula.

Professores e profissionais integrantes do quadro do magistério municipal da Rede Municipal de Educação de Piracicaba receberam capacitação e formação sobre o Steam. Ao todo, participam da formação, realizada pela Tríade Educacional e patrocinada pela Fundação ArcelorMittal, 565 servidores vinculados à SME, os quais terão a certificação de 50h.

Autor: Texto/Fotos: Ygor Gimenez/SME