Escola Municipal Ada Busselli Neme vence prêmio nacional Liga STEAM 2023

11 de dezembro de 2023 • Ygor Oliveira

O projeto da Escola Municipal Ada Busselli Neme, localizada no bairro rural de Tanquinho, em Piracicaba, foi o vencedor do Prêmio Liga STEAM 2023 na categoria 1 – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que ocorreu na sexta-feira, 8/12, em Belo Horizonte (MG).

A professora do projeto vencedor Rafaela Cristina Augusto Valentim, Jacopo Sabatilello, diretor da AVSI Brasil, o secretário municipal da Educação Bruno Roza e a diretora Fernanda Grisotto

Sob coordenação das professoras Rafaela Augusto Valentim e Glauciany Bragiato Feliz, os estudantes do 2º ano da escola desenvolveram o projeto S.O.S. Guamium, que visa os serviços de desobstrução do ribeirão Guamium em um trecho de 2 km no perímetro urbano do bairro de Tanquinho, assim como a preservação de 14 nascentes e a recuperação da mata ciliar com o plantio de espécies de árvores.

Como prêmio, a escola de Piracicaba receberá uma brinquedoteca com computadores para pesquisa e controle de acervo, a reforma de um espaço destinado à biblioteca, mobiliário e decoração, televisor, software de empréstimo de livro e 500 livros infantis.

O prêmio recebeu inscrições de projetos de centenas de escolas públicas de todo o Brasil, envolvendo cerca de mil professores

Durante seu discurso, a professora Rafaela Cristina Augusto Valentim compartilhou que este é seu primeiro ano de docência e que o prêmio veio como certificação de que está no caminho certo. “É um reconhecimento muito importante para a escola e um incentivo para os alunos continuarem sendo curiosos e buscando soluções para os problemas do mundo. Esse protagonismo deles é o que vai transformar o futuro”.

Rafaela aproveitou a oportunidade para expressar seu agradecimento a todos que se envolveram no projeto. “A comunidade toda se envolveu, e esse prêmio é de todos nós. Quero agradecer também à Secretaria da Educação de Piracicaba, que investe em cursos de capacitação para os professores e nos abre um mundo de possibilidades de ações inovadoras na educação”.

O secretário da Educação de Piracicaba, Bruno Roza, esteve presente na premiação em BH junto com um grupo de professores, supervisores e diretores de escolas de Piracicaba

O secretário da Educação de Piracicaba, Bruno Roza, esteve presente na premiação junto com um grupo de professores, supervisores e diretores de escolas de Piracicaba, e compartilhou seu orgulho por ter um projeto da cidade como vencedor. “Estamos emocionados porque essa vitória não apenas enaltece a qualidade do ensino em Piracicaba, mas também destaca a inovação e o comprometimento de nossa comunidade escolar. É notável perceber que esse sucesso não está apenas nos centros urbanos, mas também em áreas rurais, como evidenciado pela Escola Ada Busselli Neme.” O secretário expressou reconhecimento aos envolvidos, desde os educadores e alunos até os membros da comunidade que apoiaram o projeto. “Esta conquista é uma prova de que investir em educação e capacitar nossos professores resulta em iniciativas transformadoras.”

PREMIAÇÃO – O prêmio, que está em sua segunda edição, é uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal, Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional. O objetivo é desenvolver áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, interligadas em atividades dentro e fora da sala de aula. Este ano, o prêmio recebeu projetos de centenas de escolas públicas de todo o Brasil, envolvendo cerca de 1.000 professores. Foram inscritos 296 projetos desenvolvidos por alunos dos ensinos Médio e Fundamental e da Educação Infantil.