SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Escola “Mariza Elvira” recebe Moção de Aplausos pelos 30 anos de fundação

21 de agosto de 2017 • Secretaria de Educação

A Escola Municipal Professora Mariza Elvira Ell Faganello, localizada no bairro Jupiá, recebeu no último sábado, 19/08, moção de aplausos de número 105/2017 pelos 30 anos de fundação. A iniciativa foi do vereador Pedro Kawai.

A instituição é formada por salas multiuso, com jogos, livros, videoteca, além de um gramado amplo, biblioteca e galpão coberto para a realização de atividades. Atende 237 crianças de 0 a 6 anos em período integral e parcial e conta com a colaboração de 39 funcionários, entre professoras, auxiliares, estagiárias, lactarista, merendeiras, zelador, escriturária e diretora.

Na oportunidade, várias atividades comemorativas marcaram a data com músicas, danças, exposições artísticas e shows. As ex-diretoras da escola também receberam uma homenagem pelos trabalhos desenvolvidos na unidade.

“Este é um momento importante para a escola. Desejo que esse trabalho que vem sendo feito com tanta eficiência continue. Parabéns a todos os ex-diretores, professores que por aqui passaram e que a tornaram um exemplo para tantas outras instituições de ensino do município”, defendeu o parlamentar.

História – Fundada em 6 de agosto de 1987, a escola atendia crianças de 2 a 6 anos de idade. Com o passar do tempo, a unidade passou por ampliação para sanar a demanda, sendo reinaugurada em 6 de outubro de 1988. No ano de 2010, houve uma nova remodelação de práticas pedagógicas e conceitos, reorganizando a rotina e dinâmica da unidade.

Em 2013, passou por uma reforma em todo o prédio e as crianças passaram a ser atendidas em outras duas unidades próximas. Foram estabelecidos o projeto Político Pedagógico e a reorganização do Conselho de Escola. Ao término da reforma, em agosto de 2014, as turmas retornaram à unidade e, em dezembro, aconteceu a reinauguração com o encerramento do projeto anual. A partir de 2016 a atual diretora Luciana Aparecida Morato assumiu efetivamente a gestão.

Mariza Elvira Ell Faganello – A patrona nasceu no dia 18 de abril, na cidade de Iracemápolis. Filha de José Ell e Eunice da Silva Ell, veio para Piracicaba ainda menina. Depois de se formar, atuou como professora em diversas escolas da cidade e região, tanto na periferia urbana quanto na rural.

Teve grande participação na vida comunitária piracicabana, acompanhando lado a lado os passos políticos de seu marido, Antonio Fernandes Faganello, que foi vice-prefeito e secretário municipal do Meio Ambiente e dos Transportes Internos.

Mariza faleceu em abril de 2004, quando a instituição nomeada de Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Jupiá passou sua nomenclatura para EMEI Profª Mariza Elvira Ell Faganello, de acordo com a Lei nº 5478. Ela deixou o marido e os filhos Renata Cristina Faganello, Valéria Fernanda Faganello e Antonio Fernandes Faganello Junior (in memorian).

‹ voltar