Escola Joaninha Morganti inaugura Gibiladeira e novo espaço

8 de maio de 2017 • André Cruz

Geladeira que iria ser descartada ganhou nova utilidade; objeto servirá para atividades voltadas à inclusão social

O pátio da Escola Municipal Joaninha Morganti, no bairro Pauliceia, ganhou na sexta-feira, 05/05, um espaço diferenciado com uma geladeira cheia de gibis. É o que conta a diretora Regina Helena Machado Santos, que transformou uma geladeira que iria ser descartada em uma Gibiladeira, que foi decorada com folhas de gibis por fora, e por dentro armazena as revistinhas.

A diretora contou que também fizeram um espaço voltado para a inclusão social, relacionado ao projeto deste ano: Saberes e Fazeres: A Intensidade da Infância na Creche. “Nós procuramos envolver e socializar todos que fazem parte da comunidade da escola e valorizar as linguagens infantis”, disse.

Fotos: Fernanda Schmidt

_SME0320_Custom

Para inaugurar o espaço, a escola recebeu o psicólogo Luiz Guidotti Neto, que é deficiente físico. Ele realiza trabalho voluntário em várias escolas, com o objetivo de levar informações para os professores, coordenadores e funcionários. “Trocamos informações sobre a inclusão, e também de todas as patologias psicológicas, como por exemplo, pessoas com depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Mostramos como identificar, tratar e em que momento a pessoa deve procurar um profissional”, explica Neto.

No espaço, há colagens pelas paredes com os temas trabalhados neste momento: o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o indígena e a linguagem de sinais. Já o grafismo africano estava presente nas almofadas pintadas pelas crianças do jardim II parcial e costuradas pelas professoras.

“O espaço será alimentado e renovado durante todo o ano. O intuito é promover o questionamento e a indagação em relação ao mundo social e favorecer a identidade e a diversidade do mundo em que vivemos”, completa Regina.

_SME0273_Custom

_SME0314_Custom