Escola do Jaraguá recebe ação educativa da Saúde Bucal

10 de setembro de 2014 • André Cruz

Texto e Foto: Rodrigo Guidi – Secretaria de Saúde

Os 555 estudantes da Escola Municipal Professor Euclides Buzetto receberam nesta quinta-feira (4) uma forma diferente de aprender sobre higiene bucal. Promovida pela Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a coordenação da unidade escolar, a ação educativa contou com teatro e gincana para as crianças com idade entre 6 e 10 anos.

Coordenadora da escola, Alessandra Toledo explicou a ação. “A Saúde Bucal visita a escola periodicamente com as orientações sobre escovação adequada, mas os professores detectaram a necessidade de uma ação mais ampliada e então procuramos o setor para saber o que eles poderiam oferecer”, disse.

Com participação de profissionais da Saúde Bucal, foi encenado um teatro mostrando a importância do uso conjunto da escova, creme dental, fio dental e do flúor. “Foi uma espécie de concurso do ‘Melhor Amigo dos Dentes’, onde mostramos que todos esses elementos devem ser utilizados conjuntamente para uma higiene bucal adequada e que o melhor amigo dos dentes somos nós”, afirmou Dirce Valério da Fonseca, coordenadora da Saúde Bucal do município.

Após a apresentação do teatro, os profissionais da Saúde Bucal realizaram uma gincana sobre hábitos de higiene bucal e a importância de uma alimentação saudável para a conservação dos dentes. “É muito positivo esse tipo de ação, pois as crianças servem como multiplicadores e levam o que aprendem para a casa, ensinando os irmãos menores, pais e mães”, disse a coordenadora da escola.

jara

jara2