Escola de Ensino Fundamental do Jaraguá é inaugurada

14 de março de 2012 • André Cruz

O bairro ganhou também uma creche, no dia 29 de fevereiro, com capacidade para atender 233 crianças de 0 a 5 anos

Acompanhado pelo prefeito Barjas Negri, o secretário municipal de Educação, professor Gabriel Ferrato, fará a entrega da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor Euclides Buzzeto” para a região do bairro Jaraguá. A solenidade de inauguração realizou-se no dia 13 de fevereiro e contou com a presença de vereadores e demais autoridades, bem como das famílias do bairro e seu entorno. “Com o apoio da Câmara Municipal, transformamos uma área que estava abandonada e, agora, podemos oferecer mais 630 vagas para crianças de 6 a 10 anos”, comemora. Com 1.232,00 m2 de área construída, a nova escola terá elevador e os seguintes setores:

Térreo

· Diretoria;

· Secretaria;

· Sala de espera e atendimento ao público;

· Elevador;

· Depósito para ferramentas;

· Almoxarifado;

· Refeitório.

Pavimento superior

· Salas de aula;

· Sala de coordenação;

· Sala para professores;

· Biblioteca;

· Sala de informática;

· Sala de reforço;

· Sanitário (feminino e masculino) para funcionários;

· Sanitário (feminino e masculino) para portadores de necessidades especiais;

· Almoxarifado;

· Hall para elevador;

· Lavanderia;

· Cozinha com despensa.

Euclides Buzzeto

O professor Euclides Buzzeto nasceu em Piracicaba-SP no dia 20 de dezembro de 1943 e faleceu em 21 de novembro de 2010. Foi casado com Claunice Aparecida Formaggio Buzetto, com quem teve quatro filhos: Daniel, Fernando, Marcelo e Mauricio e os netos Julia, João Pedro, Talles, Artur e Luca. Era filho de Francisco Buzetto e Elidia Bovi Buzzeto.

Estudioso desde criança, formou-se Professor Licenciado em Filosofia e Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena–SP (1958 – 1964). Exerceu o Magistério desde 1969, iniciando-o no Colégio Dom Bosco, na Escola Estadual de 1º Grau Honorato Faustino e Escola Estadual de 1º e 2º Graus Coronel Fernando Febeliano da Costa.

Escreveu “Pensamentos em Rima” em 1994 e “Memórias do Rio Piracicaba” em 2009, juntamente com o escritor piracicabano, Hugo Pedro Carradore. Era colaborador da imprensa local: mantinha colunas no Jornal de Piracicaba, Tribuna Piracicabana, Gazeta Regional e Gazeta de Piracicaba.

Coordenou o “Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos” e o programa “Centros de Convivência” durante a gestão do Prefeito José Machado (1989 – 1992). No ano de 2000, foi eleito vereador sendo reeleito em 2004. Árduo defensor do Rio Piracicaba, idealizou e concretizou o “Fórum Permanente em Defesa da Bacia do Rio Piracicaba”, sendo o seu coordenador no período de 2002 até o fim de sua vida.

Fotos: Marquinhos Ferreira / tratamento: Jacqueline Santana