Equipe de Saúde Bucal participa da 1a. Semana da Família da EMEI Dezolina Pires Baltieri

30 de maio de 2018 • André Cruz

Intenção é mostrar a importância da família no processo de educação e saúde das criança

Do dia 18 a 24 de maio, a Escola Municipal de Educação Infantil Dezolina Pires Baltieri, na Vila Sônia, desenvolveu a Semana da Saúde e da Família, com o tema Educação e Saúde, uma questão de atitude, com várias atividades envolvendo alunos, pais e professores. Foram apresentados trabalhos sobre diversos assuntos e linguagens, como apresentação teatral, contação de histórias, oficina de artesanato, apresentação de capoeira, tenda de leitura, troca de livros, finalizando a Semana com uma palestra às famílias sobre Saúde Bucal.

A intenção da diretora da escola, Vera Cristina B. S. Ribeiro, e seus professores colaboradores, juntamente com o Conselho Escolar, foi mostrar a importância da família no processo de educação e saúde das crianças, por meio de vivencias enriquecedoras, além de aproximar as famílias e valorizar e estender para dentro de suas casas o trabalho já desenvolvido na escola. “O que foi exposto nesta Semana é fruto de um trabalho contínuo e rotineiro, realizado há anos. As famílias conhecem os trabalhos das crianças, com o apoio dos professores e profissionais da saúde e parceiros que assistem nossa escola”, disse.

Nos corredores da escola foi possível visualizar cartazes sobre alimentos saudáveis e prejudiciais à saúde, livro sobre diversidade recontando a história da Menina Bonita do Laço de Fita, um livro de história sobre retirada da fralda (desenvolvido pelos professores), prevenção de piolhos, inclusive com um microscópio disponível para visualização do parasita (disponibilizado pelo Setor de Saúde do Escolar), fantoches de macaco e jacaré com dentes abordando a saúde bucal, um livro confeccionado pela contação de história dos próprios alunos e árvore genealógica da família, enfatizando a importância e participação dos seus responsáveis na saúde e educação da criança e em todo o trabalho desenvolvido na escola.

“Para atingirmos a educação, precisamos de crianças com saúde. Este é um aspecto do nosso trabalho na escola a partir de parcerias estabelecidas há anos com a Saúde Bucal, por exemplo. Duas vezes por ano a técnica Silvana de Almeida Jacintho, da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve com os alunos o trabalho de prevenção de doenças bucais desde o Berçário até o Jardim”, contou Vera.

“O trabalho desenvolvido pela técnica da saúde envolve diferentes linguagens e abordagens. Assim, de forma lúdica e educativa, atingindo cada criança conforme o seu nível de entendimento e desenvolvimento, nenhuma turma é excluída de suas atividades de orientação”, detalhou Vera. Dentre todas as atividades mostradas na Semana, as crianças do Jardim desenvolveram uma história coletiva, que se tornou um pequeno livro sobre Saúde Bucal.

A Semana finalizou com encontro das famílias, quando a dra. Cátia Ortiz Scarpari, dentista da Secretaria Municipal de Saúde, palestrou e conversou com os pais sobre hábitos bucais e consequências destes para a saúde. Segundo Cátia, num exame bucal realizado em 2017, observou-se na escola um grande número de crianças com alteração de oclusão ocasionada pelo uso de chupeta e mamadeira. “Na ocasião, a diretora Vera nos disponibilizou um tempo para participarmos de uma reunião e conversarmos com os pais/responsáveis sobre esse problema, suas consequências e como poderíamos trabalhar juntos (escola e família) para remoção e prevenção e minimizarmos problemas de saúde”, recordou.

A dentista lembrou ainda que foi um momento muito importante, com grande participação das famílias e certa adesão para a redução de hábitos. “Agora, em 2018, a diretora Vera, junto a todos os seus professores, desenvolveram um lindo trabalho reforçando a importância da co-participação da Família, Escola e Saúde no desenvolvimento saudável destas crianças”,

“Nesta Semana realizada pela escola, identificamos que as sugestões feitas aos professores em nosso encontro de 2017 foram acolhidas e realizadas com muita competência. Ficamos muito felizes, quando vemos que o nosso trabalho é estendido com o apoio de outros setores. Saúde e Educação trabalhando juntos para o bem-estar de nossas crianças e famílias. Uma parceria necessária!”, concluiu Cátia.