.: Ensino público, inovação e desenvolvimento socioemocional são temas de formação com professores da Rede Municipal

18 de janeiro de 2024 • Ygor Oliveira

Investir em desenvolvimento socioemocional é um dos principais caminhos no combate às desigualdades de aprendizagem. Consciente dessa necessidade, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Educação, firmou uma parceria com o programa MenteInovadora, desenvolvido pela empresa Mind Lab, que parte de uma metodologia aplicada em mais de 20 países, voltada ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais. “Acreditamos que essa abordagem contribuirá significativamente para a recomposição das aprendizagens e para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo”, destaca o secretário de Educação, Bruno Roza.

O evento de apresentação da metodologia será realizado no dia 29 de janeiro, em dois períodos, às 8h30 e às 13h30, com duração de 2 horas. A agenda será formada por duas palestras. Na primeira hora, o conselheiro da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP – Ribeirão Preto, Mozart Neves Ramos, falará sobre a importância do socioemocional no processo de aprendizagem. E será seguido pela fala do head de Produtos e Serviços da Mind Lab, Thiago Zola, que esclarecerá como o MenteInovadora atuará no dia a dia das escolas.

Um dos objetivos da nova metodologia é proporcionar que os alunos desenvolvam habilidades socioemocionais por meio de atividades lúdicas

As palestras acontecerão no Pecege (rua Cezimbra Giovanoni Moretti, 580, Santa Rosa, Piracicaba), onde serão recebidos cerca de 1.300 profissionais da educaçãopresencialmente, além do público online que acompanhará a transmissão ao vivo.Um dos objetivos do encontro é apresentar aos professores a metodologia da Mind Lab e os recursos do Programa MenteInovadora que estarão disponíveis para aplicação em sala de aula desde o início do ano letivo. Os professores da rede receberão, além do amplo material pedagógico, formações periódicas para aplicação do programa como parte integrante da grade curricular.

O Programa MenteInovadora da Mind Lab é focado em competências cognitivas, emocionais, éticas e sociais usando ferramentas de metacognição que respaldam o aluno na construção ou reconstrução de seus mecanismos de raciocínio e regulação de suas emoções. “O cenário de disrupção tecnológica e a importância de estimularmos o desenvolvimento de novas competências como autonomia, curiosidade, autoconhecimento, perseverança, estabilidade emocional, capacidade de superar fracassos, fortalecem esse direcionamento”, destaca o conselheiro Mozart Neves Ramos.

Em sua palestra, ele relacionará temas como a importância da inovação na educação e o desenvolvimento socioemocional no processo de aprendizagem a fim de reduzir as desigualdades. “Há questões fundamentais que precisamos nos fazer constantemente na educação, como o que queremos dos nossos alunos e para qual futuro queremos prepará-los?”, destaca Mozart. O pesquisador retoma a estatística de que crianças que tiveram as habilidades socioemocionais trabalhadas na primeira infância tem 44% mais chances de terminar o ensino médio.

NOVO ANO LETIVO – Em Piracicaba, a partir do início das aulas, 01 de fevereiro, 21.719 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, que estudam em 124 escolas da Rede Municipal de Educação, serão impactados pelo programa. A parceria terá duração de 24 meses. E durante este período, os alunos serão beneficiados pela metodologia do Programa MenteInovadora, que utiliza jogos de raciocínio e materiais pedagógicos que se integram ao currículo de forma transversal. Um dos objetivos é que os alunos desenvolvam habilidades socioemocionais por meio de atividades lúdicas. A iniciativa parte da metodologia baseada em três pilares: jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e professor mediador, explorando os recursos da metodologia com ações intencionais. Os conteúdos estão alinhados com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se agregam à prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa.

SOBRE A METODOLOGIA – A Mind Lab atuou com mais de 10 mil escolas, de 17 estados brasileiros, atingindo instituições públicas e privadas, em 140 municípios. Em duas décadas, desde sua fundação, a proposta já auxiliou mais de 7,3 milhões de pessoas e ajudou a capacitar 220 mil professores no Brasil.

Com resultados comprovados em mais de 20 países, a metodologia atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. Além disso, a abordagem da metodologia confere à empresa diversos atestes de singularidade. Em 2023, a CIO Review Magazine, publicação referência nas Américas no setor de tecnologia, posicionou a companhia como uma das ’10 Provedores de Soluções de Tecnologia Educacional Mais Promissores na América Latina 2023′. Em 2020, a empresa foi reconhecida pela HolonIQ, plataforma norte-americana de inteligência global para educação, como uma das 100 startups em educação mais inovadoras da América.

A Mind Lab colabora com redes públicas e privadas de ensino no enfrentamento do cenário de desigualdade educacional e geração de renda. Atualmente atua junto a redes dos Estados de Alagoas, Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.