Em parceria com a Prefeitura, ArcelorMittal atendeu mais de 41 mil pessoas em projetos sociais e ambientais

27 de abril de 2016 • André Cruz

Somente no ano passado 41.267 pessoas participaram dos 13 projetos promovidos nas áreas da cultura, saúde, educação e promoção social, oferecidos pela ArcelorMittal em parceria com o poder público municipal a entidades assistenciais, associações de bairro e população em geral. Os dados foram apresentados na tarde desta terça-feira, 26/04, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central.

Ao longo de anos desenvolvendo programas e projetos socioambientais em prol da comunidade piracicabana, a ArcelorMittal atendeu nos últimos cinco anos 291.885 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, que participaram de programas e projetos que vão desde os cuidados com os olhos, as oficinas de artesanato para a melhora da autoestima e geração de renda, conscientização quanto à importância da preservação ambiental e apresentações teatrais, todos oferecidos gratuitamente.

Segundo Ana Lúcia Scagnolato, coordenadora dos programas socioeducativos da Arcelor, o evento teve o objetivo de mostrar ao poder público, aos parceiros e à comunidade, os resultados anuais dos projetos, o número de pessoas que eles beneficiaram e principalmente sua importância para quem os recebe.

O diretor da empresa, Luiz Augusto de Arruda Penteado, destacou entre os projetos com o Poder Público Municipal, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, em conjunto com as secretarias de Educação e de Defesa do Meio Ambiente, buscando o envolvimento das crianças, para que desenvolvam trabalhos ligados ao meio ambiente, como redação e apresentações teatrais.

A secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, destacou que a Arcelor é uma grande incentivadora dos projetos sociais do Fundo Municipal de Direito da Criança e do Adolescente. “A empresa sempre firma parceria conosco, incentivando os seus funcionários e diretores a doarem parte do seu salário para o Fumdeca, que usa os recursos para financiar projetos sociais das entidades previamente cadastradas no Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente e da Assistencia Social. Além de desenvolver uma série de projetos com o município, nas áreas culturais, ambientais, educacionais e de saúde, entre outros, é uma empresa que realmente cumpre sua responsabilidade social”.

Fotos: Fernanda Schmidt

_SME6614

A presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), Selma Ferrato, diz que iniciativas como as da ArcelorMittal, estimulam as outras empresas a desenvolverem ações solidárias. Destacou que o Fussp, em parceria com a siderúrgica, desenvolve as campanhas do Alimento e a do Agasalho. “A empresa sempre se colocou à disposição para apoiar projetos que envolvam a comunidade”.

O vice-prefeito, João Chaddad, que na ocasião representou o prefeito Gabriel Ferrato, observou que mesmo com o país atravessando uma grave crise econômica, a siderúrgica manteve seus investimentos no município, investindo principalmente na defesa das causas sociais, ambientais e educacionais.

No evento foram homenageados os empregados da siderúrgica que atuam voluntariamente nos programas Pró-Voluntário; entrega simbólica dos recursos revertidos à Apae (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) e ao Lar Franciscano de Menores, por intermédio do Cidadãos do Amanhã, programa que destina parte da dedução do Imposto de Renda dos empregados da empresa ao Fundos Municipal de Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Fumdeca), e entrega simbólica de óculos às crianças atendidas pelo projeto Ver e Viver.

A secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, e o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Camilo Barioni, também participaram do evento.

_SME6616

_SME6619