.: Em parceria com a PM, escola municipal do Campestre recebe carretas que demonstram a vida marinha e a Amazônia

23 de junho de 2023 • Ygor Oliveira

Em uma experiência imersiva na fauna da Amazônia e Vida Marinha, os 299 alunos da Escola Municipal Maria Benedicta Penezzi, durante toda essa sexta-feira, puderam conhecer de perto um dos maiores acervos de animais marinhos do sul do Brasil e da Amazônia, por meio do projeto Conhecendo a Amazônia e Vida Marinha, idealizado pela bióloga Cristina Portela, em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O acervo traz animais taxidermizados (empalhados) e conservados em álcool.

Com o objetivo de ensinar e sensibilizar a população em geral e as crianças sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, o acervo traz animais taxidermizados (empalhados) e conservados em álcool. Segundo os biólogos do projeto, todos foram vitimados pelo homem. A exposição é composta por duas carretas, as quais possuem um ambiente lúdico, e os alunos se sentem como se estivessem na floresta ou no fundo do mar, podendo ter contato com os animais.

“Além de sensibilizar os alunos pelo lado ambiental, a gente conta muita curiosidade, ensina muito sobre os animais de acordo com as faixas etárias, relacionando sempre com o que eles estão aprendendo em sala de aula. As crianças são o futuro e, trabalhar com eles é muito gratificante”, comenta o biólogo do projeto Michel Eduardo de Oliveira.

A aluna Maria Eduarda Domingues (centro), ao lado dos colegas do Jardim II, aprendendo um pouco mais sobre a vida marinha.

Segundo o cabo PM Costa, instrutor do Proerd, a iniciativa surgiu através de um contato com a equipe do projeto. “Trabalhando com o soldado PM Reis e exercendo a nossa função de ronda escolar, conhecemos o senhor Luiz, ele apresentou o projeto idealizado pela bióloga Cristina Portela e propiciou essa privilegiada oportunidade para os alunos da EM Maria Benedicta Penezi e hoje os alunos conheceram mais sobre a nossa fauna e também a importância da preservação ambiental”, pontuou.

Emplogado com as novas experiências, o aluno Felipe Molina Benício fez diversas perguntas ao biólogo do projeto Michel Eduardo de Oliveira.

Para a diretora Paula Adriana da Silva, a ação casou com todas as ações que a escola vinha desenvolvendo em razão do mês do meio ambiente. “É um privilégio a escola ser presenteada, junto do Proerd, para receber esse museu itinerante. É um conteúdo que já estava sendo trabalhado aqui na escola e os alunos ficaram encantados. Com toda certeza eles não vão esquecer essa experiência que tiveram”, destaca a gestora.

O projeto chegou à unidade através de uma parceria com a Polícia Militar. Acompanharam a experiência dos alunos o cabo PM Costa, e as soldados Orestes e Colletti.

E essa certeza é garantida na fala das crianças que passaram pela experiência. Empolgados, os alunos Esther Damásio Teotonio, do 4º ano A, Maria Eduarda Domingues, do Jardim II e Felipe Molina Benício, do 3º ano A, relatam como foi fazer parte e conhecer ainda mais sobre os animais. “Foi muito legal a experiência de poder tocar neles. Vou contar em casa que foi uma experiência incrível”, colocou Esther, sendo complementada por Maria Eduarda “foi muito legal e vou contar para o meu pai e minha mãe. Gostei de conhecer o espinhoso que vive na natureza”. Já Felipe diz que foi muito legal, menos a parte de saber o que aconteceu com os animais que estavam expostos. “Os animais que estavam ali ou foram judiados ou morreram intoxicados com plástico ou atropelados, infelizmente. Mas gostei bastante, foi muito, mas muito legal”.