EM José Antonio de Souza recebe livros Piracartum

6 de dezembro de 2018 • André Cruz

O livro Piracartum foi entregue nesta quarta-feira, 5, na EM José Antonio de Souza, no Parque Orlanda. O livro é de de autoria dos pesquisadores Adolpho Queiroz, Edson Rontani Júnior, Maria Luziano e Victor Kraide Corte Real, que contaram financiamento público realizado pelo Fundo de Apoio à Cultura, do Conselho Municipal de Cultura e da SemacTur (Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo).

O livro recupera a memória dos cartunistas e ilustradores de Piracicaba. “Nós conseguimos identificar 32 artistas que, desde 1947, trabalham com essa área em Piracicaba. Uma das exigências do projeto, é que nós o apresentássemos para a rede municipal de ensino, para a rede estadual e universidades. Então hoje nós estamos fazendo a última etapa dos lançamentos”, disse Adolpho Queiroz.

Alunos da escola têm trabalho com o cartum há alguns anos. Esse ano, uma aluna teve trabalho selecionado para o Salãozinho do Humor. “(O objetivo) é descobrir habilidades dos nossos alunos e incentivar que eles continuem e se aperfeiçoem nessa técnica e que possam futuros cartunistas”, disse a diretora Lilian de Oliveira.

Segundo ela, esse tipo de atividade desperta o interesse das crianças. “Desde muito cedo, a criança, ao pegar um lápis já começa a fazer os primeiros rabiscos, que é representar”, disse.

Fotos: Fernanda Schmidt