SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

.: EM João Batista Nogueira comemora um século de fundação

26 de setembro de 2022 • Ygor Oliveira

A emoção marcou as comemorações do centenário de fundação da Escola Municipal João Batista Nogueira, localizada no bairro de Santa Terezinha, no sábado, dia 24/09. Toda a equipe escolar, capitaneada pela diretora Elizandra Moreno, desenvolveu uma série de atividades em cerimônia marcada por reconhecimentos e importantes anúncios.

Estiveram presentes durante a comemoração dos 100 anos de fundação o prefeito Luciano Almeida, o secretário municipal de Educação, Bruno Roza, e o vereador Felipe Jorge Dário. Participaram, também, da solenidade, a filha do patrono da unidade Yonne Nogueira Montenegro, e familiares, bem como o professor Epaminondas Sansígolo, ex-aluno da unidade há 80 anos, além de professores, funcionários, alunos e comunidade escolar.


Vereador Felipe Dário, o prefeito Luciano Almeida, diretora Elizandra Moreno e Bruno Roza 

 Tendo como palco a quadra esportiva da unidade, o evento começou com as palavras da gestora da unidade, destacando o importante legado da EM Professor João Batista Nogueira. “São anos importantes levando o bom aprendizado aos milhares de alunos que por aqui passaram. Destaco o trabalho de toda a nossa equipe, sem exceção, que luta para garantir o bom atendimento e transportar muito carinho, afeto a todos os nossos estudantes”, pontua Elizandra Moreno.

Durante a solenidade, a gestão escolar promoveu o reconhecimento para professores e funcionários que ajudam e ajudaram a promover a qualidade do ensino na escola. Foram homenageadas as professoras Geovanna Rocha Libardi Santos, Adriana Barbosa de Oliveira e Adriana Libardi Martins de Mattos, além da orientadora de alunos Vera Lúcia Galanti Veronese, da senhora Sadako Suzuki Prati, diretora da unidade entre os anos de 1975 a 1999, e Yonne Nogueira Montenegro, filha do professor João Batista Nogueira.

 A Câmara Municipal, representada pelo vereador Felipe Jorge Dário, também externou aos presentes a importância da história da unidade escolar, com a entrega de moção de aplausos proposta pela presidência do Poder Legislativo piracicabano. O ato de entrega foi realizado pelo vereador e pelo prefeito Luciano Almeida.


Prefeito Luciano Almeida e secretário Bruno Roza juntamente com a família do patrono da unidade.

 Representando a Educação de Piracicaba, o secretário Bruno Roza ressaltou o importante trabalho pela Educação de gerações desenvolvido pela escola. “Destaco todo o trabalho que foi, vem sendo e será desenvolvido pela Escola Municipal Professor João Batista Nogueira. Por esses 100 anos formou e desenvolveu gerações com uma educação de qualidade. O bairro de Santa Terezinha e a cidade de Piracicaba se orgulham em contar com essa rica história”, frisou.

Finalizando os atos, o prefeito Luciano Almeida destacou os investimentos que a gestão fará na unidade. “Hoje, nesse centenário, gostaria de anunciar em primeira mão as obras de restauro e manutenção completas da escola, com investimentos e melhorias para receber bem a equipe e todos os alunos que aqui passarem. Cem anos de muita história e de compromisso com o futuro da educação dos piracicabanos que por aqui passaram e passarão. Vida longa à Escola João Batista Nogueira”, discursou o chefe do Executivo.

 Após o momento de discursos e homenagens, juntamente com a família do patrono, foi descerrada placa alusiva ao centenário, alocada na recepção da unidade. A programação continuou durante todo o sábado com diversas atrações culturais e de trabalhos dos alunos da escola.

 A Escola Municipal João Batista Nogueira atende atualmente 466 alunos e é composta por 26 funcionários. É localizada na rua Nossa Senhora do Carmo, no bairro Santa Terezinha.


O prefeito Luciano Almeida, acompanhado da filha do patrono da escola, Yonne Nogueira Montenegro, e demais autoridades descerram a placa que marca as comemorações do centenário.

OBRAS – Anunciadas pelo prefeito Luciano Almeida, a escola receberá ainda em 2022 obras de revitalização. Serão reformados banheiros, quadra esportiva, piso do refeitório, além de reparos em trincas, construção de rampas de acessibilidade, troca de azulejos, melhorias hidráulicas e elétricas e pintura em geral.


Atualmente a Escola Municipal Professor João Batista Nogueira conta com 466 alunos e 26 funcionários. É localizada no bairro Santa Terezinha.

 HISTÓRICO – A unidade de ensino surgiu em um período de ebulição política e cultural, no ano da Semana de Arte Moderna, 1922, quando, na época, houve uma expansão na área educacional no Município, com a instalação do laboratório de pesquisas da Escola Luiz de Queiroz e também a inauguração de várias unidades escolares. A Escola João Batista Nogueira já funcionava antes mesmo da construção do prédio, em um salão sem divisão entre as salas com o nome Grupo Escolar Guamium.

A denominação atual foi promulgada pelo decreto publicado em 8 de maio de 1943, no qual o Grupo Escolar Guamium passou a chamar-se Grupo Escolar Prof. João Batista Nogueira, em homenagem ao educador nascido em Taubaté e que, em 1889, veio lecionar na Escola Complementar de Piracicaba e, com a transformação desse estabelecimento em Escola Normal, passou a ensinar geografia e história.

Com o desdobramento dessa disciplina em duas, ficou com o encargo de lecionar geografia, missão que desempenhou até a aposentadoria, em 1932. O professor faleceu em 1934, sendo sua morte muito sentida na localidade, onde ao longo da sua trajetória docente, devido seu amor ao ensino, havia conquistado muitos amigos.

Até 1999, a unidade escolar pertenceu à rede estadual e, a partir de 2000, passou a ser administrada pelo município, cuja denominação foi alterada para Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº João Batista Nogueira. Diante das constantes mudanças ocorridas recentemente no cenário da Educação, a partir de 2005 a escola passou a desenvolver a alfabetização logo aos 6 anos e, em 2007, a Rede Municipal de Ensino implementou o Ensino Fundamental de 9 anos.

‹ voltar