.: Em iniciativa inédita, SME promove 1ª Semana de Alfabetização

11 de março de 2024 • Ygor Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação realizou ontem, 11/03, a abertura da 1ª Semana de Alfabetização para os professores e diretores do Ensino Fundamental I e da Educação Infantil. A iniciativa é inédita e faz parte do plano de ação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Com o tema: Trilhando Saberes no Mundo Letrado – Caminhos de Aprendizagens, a programação ocorrerá a semana toda (de 11 a 15/03) com diversos palestrantes e oficinas sobre o tema em duas sessões por dia, no Anfiteatro da SME.

No 1º dia de evento, participaram cerca de 450 profissionais da rede municipal divididos nos períodos da manhã e tarde

No 1º dia, participaram cerca de 450 profissionais da rede municipal divididos nos períodos da manhã e tarde, na palestra sobre “A inserção das crianças na cultura escrita para a formação de leitores e autores de texto”. Nos próximos dias, os temas das explanações propõem reflexões sobre a apropriação da forma escrita na educação infantil, o desenvolvimento do tripé da alfabetização, e o estímulo à escrita e a leitura. A expectativa é que mais de dois mil profissionais da rede participem das atividades.

“A realização da semana tem como finalidade promover a discussão e a reflexão sobre diferentes aspectos do processo de letramento e alfabetização, buscando assegurar que as crianças desenvolvam habilidades de leitura e escrita, o que, por sua vez, influencia positivamente em seu desenvolvimento integral”, destacou a coordenadora da Educação Básica, Ana Lúcia Marra.

O secretário de Educação, Bruno Roza, esteve presente para a abertura do evento e destacou que diferentes abordagens sobre o tema da alfabetização trazem contribuições valiosas. “Ao abraçarmos a diversidade de ideias, enriquecemos nosso conhecimento e fortalecemos nossa capacidade de proporcionar uma educação de qualidade. A rede só tem a ganhar com um ambiente que valoriza a pluralidade, onde a discussão construtiva é incentivada.”

A proposta do evento se encontra em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Municipal de Piracicaba.  Esses documentos destacam a importância de um desenvolvimento progressivo do letramento desde os primeiros anos de vida, com uma abordagem que integre a oralidade, leitura e a escrita às práticas educativas.