Eleitos novos membros do conselho do Fundeb

3 de junho de 2019 • André Cruz

Foi realizada no anfiteatro da SME (Secretaria Municipal de Educação) na quarta-feira (29), à noite, a eleição dos novos membros do conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para o biênio 2019/2021.

Participaram do processo eleitoral representantes de pais, diretores, servidores administrativos e professores.

Everton Fortunato, com nove votos, e Francys Almeida de Silva, com quatro votos, foram eleitos membros titulares do conselho representando os pais. Foram eleitos representantes suplentes dos pais Fernando Soares de Almeida, com dois votos, e Max Fernando Pavanello, com nove votos.

A diretora da EM Prof.ª Judith Moretti Accorsi, Terezinha Rocha Campos, foi eleita com 35 votos representante titular dos diretores. A diretora Joseane Jaqueline Mathias Santos, da EM Prof.ª Francisca Guiomar Aliberti Longo, foi eleita suplente com 23 votos.

Para representante titular dos servidores, com nove votos, foi eleito Vinícius Santucci Rossini. Com oito votos, foi eleito representante suplente Renan Romero de Campos.

A professora Vanderli Donizeti Rosa Vasconcelos, da EM Deolinda Elias Cenedese, foi eleita com 15 votos como representante dos professores. Com oito votos, Maria Aparecida Ferreira Fernandes, da EM Diva Araújo Lemos, foi eleita suplente. Os novos conselheiros tomam posse em agosto.

O que é

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. O fundo é formado por parcela financeira de recursos federais e por recursos provenientes dos impostos e das transferências dos estados, distrito federal e municípios vinculados à educação. Independentemente da fonte de origem, todo recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica

A destinação dos recursos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do programa são feitos em escalas federal, estadual e municipal por conselhos criados especificamente para esse fim.

Fotos: Fernanda Schmidt