Educar para humanização fecha com chave de ouro 2º dia da Jornada

15 de outubro de 2014 • André Cruz

Ontem, no período da noite, o Anfiteatro da Secretaria de Educação foi palco de mais uma importante discussão. O tema da vez foi “Educar para humanização” ministrada pelo professor Cesar Nunes, que tem licenciatura em filosofia, é doutor em educação pela Unicamp, professor titular também na mesma universidade, autor de vários artigos, dissertações, trabalhos monográficos de curso de graduação.

Com frases bem colocadas e novas ideias no âmbito do ensino, César Nunes conduziu a palestra de maneira bem descontraída, no entanto sempre mantendo o tom crítico. Nunes falou sobre diversos assuntos: fez um balanço sobre as metas do Plano Nacional de Educação, aprovado este ano, destacando o piso salarial para professores, a ampliação da jornada para o planejamento didático e as escolas em tempo integral. Porém, o destaque maior foi para a estrutura das escolas que ainda seguem um modelo autoritarista, como se o mundo vivesse em um regime facista ou militarista.

Segundo ele, a pedagogia ainda é jesuíta por ser atrasada e retrógrada. Não evoluiu com o passar do tempo.  “O ser humano deve ter vontade de aprender. A vida é aprendizagem, porque aprender é viver”, disse. Após sua apresentação o professor foi ovacionado pelos participantes, que perceberam a importância deste aprendizado para melhoria da qualidade do ensino.

Fotos: Fernanda Schmidt

SME_0213

SME_0194

Homenagem – A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou o projeto de decreto legislativo 21/2014, que institui o Prêmio Educador do Ano na rede municipal de ensino de Piracicaba. De autoria do vereador José Luiz Ribeiro (SD), a intenção é enaltecer a atuação de educadores que atuam nas unidades de ensino públicas da cidade.

De acordo com a propositura, o prêmio será concedido a dois supervisores, dois diretores, dois coordenadores, seis professores, um monitor e dois servidores da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba. Também será entregue o Prêmio Educador do Ano – Mérito Especial ao profissional que se aposentar durante os 12 últimos meses antes da concessão da homenagem.

O reconhecimento aos Educadores do Ano será feito no último dia de Jornada Pedagógica, em 17 de outubro, às 19h, no Anfietatro da Secretaria Municipal de Educação.

SME_0204

SME_0219