.: Educadores conhecem oficinas que serão desenvolvidas no programa ETI Pira

18 de março de 2024 • Ygor Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Piracicaba, promoveu na manhã de hoje, 18/03, a apresentação do projeto que será desenvolvido para os 5ºs anos das 18 Escolas em Tempo Integral (ETI Pira) do município. As ações terão início a partir de 1º abril e irão impactar cerca de 1.300 alunos que estudam nesta modalidade.

Na próxima segunda-feira, a parceria entre o Senac e a Prefeitura será oficializada durante assinatura oficial do contrato, que ocorrerá no anfiteatro da SME.

Senac apresentou hoje aos educadores da SME o projeto que será desenvolvido para os 5º anos das 18 Escolas em Tempo Integral do município

A equipe do Senac, que irá desenvolver o projeto nas escolas, será composta por 16 profissionais, sendo 13 professores, um coordenador técnico e dois profissionais de apoio técnico. Cada turma do integral receberá 30 oficinas no total, com duração de 1h30 cada.

A atividade reuniu cerca de 40 educadores, entre diretores, supervisores e coordenadores, que participaram de duas oficinas para conhecer na prática a proposta de ensino do Senac. Os educadores se dividiram em dois grupos e participaram de workshops de terrário e de customização de camisetas.

Os educadores da SME participaram de workshops de terrário e de customização de camisetas no Senac

A coordenadora do programa Escola em Tempo Integral (ETI Pira), Elaine Galani Albaladejo, ressaltou que os educadores puderam ter um conhecimento prático das ações que serão desenvolvidas com os alunos. “É preciso que a educação se dê de maneira que estimule a criatividade, que desperte o pensamento crítico e transforme os alunos em seres pensantes, ávidos por conhecimento.”

Renata Prates, Executiva de Contas do Senac, explicou que o projeto vai oferecer oficinas que contemplam atividades educacionais, recreativas e culturais, considerando três eixos principais: oficinas de reciclagem; fortalecimento de vínculos e linguagens artísticas. “Nosso principal objetivo é fomentar cultural e artisticamente as crianças, promovendo um senso de pertencimento que fortaleça a percepção de cidadania. O projeto e a seleção das oficinas são cuidadosamente planejados com a intenção de complementar o aprendizado já desenvolvido nas escolas.”

A atividade reuniu cerca de 40 educadores que participaram de duas oficinas para conhecer na prática a proposta de ensino do Senac

João Carlos Goia, gerente do Senac Piracicaba, destacou que a instituição possui uma vasta experiência em preparar pessoas para o mercado de trabalho. “O projeto irá proporcionar uma verdadeira experiência ‘mão na massa’ aos alunos, onde as competências serão conectadas de forma integrada. Nossa intenção é ser um case de referência para o Estado de São Paulo. Este será o primeiro trabalho dentro da sala de aula com os alunos em Piracicaba, e estamos empolgados em iniciar essa jornada com eles.”