Educação recebe 390 livros da Esalq

25 de junho de 2018 • André Cruz

Livros já começaram a ser distribuídos para todas as escolas de educação infantil e ensino fundamental

A SME (Secretaria Municipal de Educação) recebeu, gratuitamente, da Esalq /USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) 390 exemplares do livro “Tia Magdalena e Pedrinho – A incrível vida no solo”. A obra é assinada pela professora Magdalena Vázquez González, da Universidade de Quintana Roo, no México, e pelo professor Gilberto José de Moraes, do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq.

De acordo com a coordenadora de projetos ambientais da SME, Laís Ferraz de Camargo, os livros já começaram a ser distribuídos para todas as escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal, para as supervisoras e equipes de formação. “O livro A incrível vida no solo é um excelente material pedagógico que auxiliará muito os professores em suas atividades, pois aborda de forma lúdica um assunto muito importante para o meio ambiente e que já é conteúdo trabalhado pelas escolas. Além do fato de ser elaborado por professores da ESALQ, que já são parceiros da Secretaria desde o ano passado, quando a Rede participou das palestras sobre Febre Maculosa”, disse.

Segundo o professor Gilberto, a obra surgiu de uma sugestão da professora Magdalena, quando esteve em uma visita técnica por um período de três meses na Esalq, em 2016. “Na verdade, o interesse dela era em escrever um livrinho para crianças sobre os organismos do solo, em que se desse destaque aos ácaros, organismos com os quais ela e eu trabalhos. Vi nisso uma oportunidade de fazer algo que atendesse às nossas necessidades mais imediatas, dando destaque ao carrapato que ataca a capivara, pela importância que este tem como vetor da bactéria que causa a febre maculosa em nossa região. Daí o fato do livro terminar com estes organismos”, disse.

A sequência narrativa apresenta, em linguagem e visual atrativos ao público infantil, representantes da fauna que mantém relação direta com o solo. Minhocas, caracóis, formigas, larvas, moscas, cupins, aranhas, escorpiões e até a capivara ambientam o passeio de domingo de maneira que o leitor segue se familiarizando com a organização e o modo de vida de cada um. A obra foi editada pela Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz). (Com informações do Departamento de Comunicação da Esalq)

Foto: Fernanda Schmidt