.: Educação promove mudanças nas coordenações do setor pedagógico

12 de janeiro de 2023 • Ygor Oliveira

Com a construção de metas e ações a serem implementadas na Rede Municipal de Educação durante o ano de 2023, o secretário municipal de Educação de Piracicaba, Bruno Roza, promoveu mudanças nas funções de comando das coordenações pedagógicas para o ano letivo que iniciará no próximo dia 31/01.

A coordenação pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental ficará a cargo das professoras Viviane Regina Gimenes Cavalcante e Ana Lúcia Lorencetti Marra. Ambas servidoras efetivas, Viviane é supervisora da Rede desde 2014, já ocupando a função de coordenadora em 2020 durante a pandemia, e Ana Lúcia é formadora de matemática da SME desde 2016.

Além disso, neste ano, a Educação de Piracicaba contará com uma equipe pedagógica específica para comandar a implantação e o gerenciamento do Ensino Integral nas escolas municipais. A pedagoga Sueli Fonseca Alves, que atualmente é formadora de Meio Ambiente da Rede Municipal de Ensino, assumirá a função de coordenadora do programa.

Sueli Alves, Ana Marra, Marilda Soares, Renata Bastos e Viviane Gimenes durante encontro com o secretário Bruno Roza para traçar as ações para 2023.

A professora Marilda Soares seguirá no time da Educação, estando, agora, responsável pelo programa de parcerias e convênios visando a formação de professores, além de capitanear ações e projetos relacionados às relações étnico-raciais, tema central para o planejamento de 2023. Renata Bastos, então coordenadora da Educação Básica, assumirá o cargo efetivo de professora de Ensino Fundamental na Rede, após ser aprovada em concurso público.

O comando do Núcleo Municipal de Educação Especial da SME (Numape) continuará a cargo da diretora Vanessa Cristina Souto Sturion.

“Estamos fortalecendo o time para viabilizar as ações programadas e que deverão acontecer durante o ano de 2023. Além do alinhamento pedagógico, o time de formação e supervisão também passará por mudanças. Aproveito para agradecer as valiosas contribuições da professora Renata Bastos, assessora direta do gabinete, que em breve assumirá o cargo efetivo em nossa Rede. Agora é trabalhar para avançarmos cada vez mais para a educação de qualidade que queremos e desejamos”, pontua Bruno Roza, secretário da pasta.

As novas gestoras assumem o comando das áreas da Educação Municipal de Piracicaba com o desafio de manter e avançar os bons índices de qualidade do ensino na Rede.  “Me sinto honrada com o convite para assumir a coordenação da Educação Básica, uma oportunidade para contribuir com a Rede Municipal de Piracicaba no ensejo de assegurar a qualidade na educação. Considerando, também, a satisfação em desenvolver esse trabalho em parceria com a professora Ana Lúcia Marra, como também toda a equipe de supervisão, gestores e demais profissionais da nossa Rede”, destaca a coordenadora Viviane Gimenes.

Neste mesmo sentido, a coordenadora Ana Lúcia Marra destaca o compromisso com a nova função assumida. “Me senti honrada com o convite do secretário Bruno Roza mesmo sabendo do grande desafio e responsabilidade que é coordenar a Educação Básica pela dimensão e importância da Rede. Nesse momento, posso dizer do meu desejo e empenho em desenvolver um bom trabalho ao lado da Viviane Cavalcante e parceira dos muitos profissionais que compõem o departamento, sem esquecer que o maior objetivo do nosso trabalho é qualificar cada vez mais a Educação das crianças atendidas nas escolas municipais de Piracicaba”, pontua.

Além disso, com um trabalho importante da equipe da SME, 2023 terá início à conversão de turmas para o período integral. A coordenadora Sueli Alves pontua os objetivos do programa na Rede Municipal de Educação. “O objetivo principal foi proporcionar uma Educação Integral aos alunos, por meio da efetiva associação entre a formação básica e outros conteúdos e experiências, garantindo-lhes a melhoria das aprendizagens em todas as áreas do conhecimento e, desenvolvendo as potencialidades humanas em seus diferentes aspectos: cognitivos, afetivos e socioculturais. Nossos alunos terão oportunidades de aprendizagem, seguindo um programa político pedagógico, ou seja, eles estarão em contato com atividades culturais, de arte, esporte, ciência e tecnologia, tanto na teoria e na prática”, frisa.

O fortalecimento será em todas as áreas. A professora Marilda Soares, além de fazer a gestão dos convênios entre as universidades e a SME também ofertará seus conhecimentos para disseminar ações relacionadas às relações étnico-raciais. “A Lei 10.639 completa 20 anos neste ano de 2023, mas ainda temos o desafio de concretizar a sua efetiva implementação. Contudo, trata-se de uma contribuição extremamente importante da área da Educação para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática. É necessário que nossas crianças e alunos cresçam em um ambiente saudável, livre de preconceitos, e com estímulo para compreender o mundo como um lugar onde todos, independentemente de sua origem, meio social, gênero ou etnia se sintam reconhecidos e respeitados”, coloca Marilda.

As atividades do ano letivo de 2023, segundo o calendário escolar, divulgado no Diário Oficial do dia 11/01, iniciam em 31/01, contemplando os 200 dias letivos obrigatórios e prevendo atividades lúdico-pedagógicas que serão trabalhadas pelas equipes escolares, com o apoio do time pedagógico da SME.